"BRAGA À MESA" FOI UM SUCESSO - DIZ O TURISMO

29-10-2010 23:56

O Pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Braga considera que a presente edição do programa “Braga à Mesa”, que se conclui este fim-de-semana, foi a que obteve maior adesão junto dos visitantes da cidade.
«O conjunto de informações disponibilizadas por alguns restaurantes aponta para um sucesso no aumento da procura», garante a Chefe de Divisão de Turismo, sublinhando que, «embora o Município tenha sido a alavanca da iniciativa, a parceria com os restaurantes foi fundamental para atingir estes objectivos».
Para o êxito, Filomena Alves diz ter-se revelado muito importante a promoção feita na Galiza, designadamente em Santiago de Compostela e em O Grove, e a massiva distribuição material informativo desenvolvida em diversos municípios portugueses.
Um “showcooking”, a 1 de Outubro, marcou o início do “Braga à Mesa 2010”, programa que visa a promoção da gastronomia local e das mais representativas unidades de restauração bracarense, associando este facto à atractividade que a gastronomia sempre exerce junto dos mercados turísticos.
Tendo-se desenvolvido ao longo dos fins-de-semana de Outubro, a iniciativa privilegia pratos caracteristicamente locais, como o “Bacalhau à Braga”, “Papas de Sarrabulho com Rojões à Minhota”, “Arroz de Pato” e o “Cabrito Assado à Moda de Braga”, servidos este ano ao preço de 12,5 euros.
O “Braga à Mesa” envolve-se numa componente cultural, que passa pela simultânea divulgação das unidades museológicas da cidade, concretamente as Termas Romanas da Cividade, Museu dos Biscainhos, Mosteiro de Tibães, Museu Pio XII, Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, Fonte do Ídolo, Museu Nogueira da Silva e Tesouro-Museu da Sé de Braga, a que se acrescentam espaços de acesso livre como o Museu da Imagem, Museu dos Cordofones e o Núcleo Museológico de Dume.
Durante os fins-de-semana de Outubro, queremos que seja dada visibilidade às sabedorias seculares, usos, costumes e, sobretudo, à imaginação dos cozinheiros, pondo em prática aquilo que nos distingue nesta matéria; queremos também aproveitar esta riqueza imaterial que é a gastronomia para a associar ao rico património edificado que identifica Braga – afirmavam os organizadores, na apresentação desta edição, assim justificando a marca “Aqui, a história serve-se de bandeja!”.
Ao aderir à ementa do “Braga à Mesa”, o cliente dos restaurantes associados, mais de duas dezenas, garantia – e garante até segunda-feira – cinquenta por cento de desconto no acesso aos museus da cidade, sendo que a refeição completa lhe vais custar 12,5 euros.
Os restaurantes associados comprometem-se neste programa a sugerir ao cliente um “menu” que integre pelo menos um dos pratos típicos de Braga, que, além dos componentes referidos, compreenda as “pataniscas” e os “bolinhos-de-bacalhau” como entradas, o vinho verde como bebida principal, e as sobremesas bracarenses: “Pudim à Abade de Priscos”, “Leite-Creme Queimado” e “Rabanadas”.
Assumiram-se associados do “Braga à Mesa” os restaurantes “A Flor de Sal” (Rua do Rio, 79, Palmeira), “Adega Regional Tenões” (Rua Álvaro Vieira Nogueira, 7, Tenões), “Augusta” (Lugar do Fojo, São Pedro d’Este), “Bem–Me–Quer” (Campo das Hortas, 6), “Brito’s” (Praça Mouzinho de Albuquerque, 49), “Café Astória” (Praça da República, 4), “Campo da Vinha” (Campo da Vinha, 5/6), “Chavães” (Rua Felicíssimo Campos, 232), “Comfort Inn” (Rua Daminana Maria da Silva, 20, Ferreiros), “De Bouro” (Rua Santo António Travessas, 30/32), “Girassol II” (Centro Comercial Sotto Mayor, 26), “Inácio” (Campo das Hortas, 4), “Manjar Campo das Hortas” (Campo das Hortas, 18/19), “Migaitas Braga” (Avenida da Liberdade, 592 / Galerias do Bingo), “Mini Sport” (Rua do Carvalhal, 38 R/C), “O Gato do Rio” (Lugar de Linhares, São Pedro d’Este), “O Lago” (Parque São João da Ponte), “Pórtico” (Lugar do Arco, Tenões), “Quinta de Cabanas” (Quinta de Cabanas, 41), “São Francisco” (Rua Paço de Palmeira, 51, Palmeira), “São Frutuoso” (Rua Costa Gomes, 168, Real) e “Taberna do Migaitas” (Rua D. Gonçalo Pereira, 39).
Na sua promoção e apoio participaram ainda a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal, as marcas “Pingo Doce” e “Cavagri” e o “Tin.Bra – Grupo de Teatro Infantil de Braga”.

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho