Adriana Henriques artista de Vieira do Minho expoe em Riba D'Ave

24-11-2010 00:07

“Museu Imaginário II” é o nome da exposição inaugurada na passada sexta-feira, dia 19 de Novembro, no pólo de Riba de Ave da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco. Os trabalhos expostos são da autoria da artista plástica Adriana Henriques, natural de Vieira do Minho. Na cerimónia de inauguração da exposição estiveram presentes, além dos utilizadores do pólo da biblioteca em Riba de Ave, a vereadora do Turismo e Educação do Município de Vieira do Minho, Aurora Marques, bem como diversos representantes de instituições culturais do concelho de Vieira do Minho.
Aquando da abertura da exposição, Teresa Torres, responsável pelo pólo da biblioteca, fez uma breve abordagem ao percurso histórico e profissional da artista plástica Adriana Henriques. Na sua intervenção, Adriana Henriques lembrou o quão interessante é expor trabalhos de artes plásticas numa biblioteca, considerando como “uma maravilhosa aventura”. A artista plástica refere que para a composição dos trabalhos patentes na exposição “Museu Imaginário” abordou várias temáticas, “revisitando memórias marcantes desde a infância até aos dias de hoje”.
Adriana Henriques explica que transportou cada um desses momentos para fragmentos construídos em composição de tela e croché. E por que fragmentos? “Porque é disso mesmo que se tratam, pequenos fragmentos de histórias e vivências, formas mais ou menos lineares, manchas pictóricas, que trazem-nos à memória histórias que todos nós temos a lembrar”, sintetiza a artista plástica.
A cerimónia de inauguração da exposição “Museu Imaginário” contou também com a realização de um momento musical proporcionado por membros da Academia de Música do Alto Ave e também com um momento poético, proferido por Alice Macedo, poetisa e autora de livros como “Um cão em cada dedo”, entre outras obras publicadas. Ao momento musical seguiu-se um porto de honra e conversa informal com a artista plástica que fez uma visita guiada às obras expostas. A exposição continuará patente no pólo de Riba de Ave da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco até o próximo dia 30 deste mês.
 
Perfil de Adriana Henriques
Adriana Henriques nasceu há 32 anos, na freguesia de Salamonde, no concelho de Vieira do Minho. Frequentou o Curso Geral de Artes Visuais na Escola da Misarelacoop, tendo, posteriormente, ingressado no Curso Superior de Pintura, concluído em 2006, e na Licenciatura em Artes / Desenho (2009) na Escola Superior Artística do Porto.
Actualmente, Adriana Henriques é a Directora Cultural do Município de Vieira do Minho, sendo a responsável pelo Centro Cultural Casa de Lamas. Além disso, a artista plástica desenvolve e orienta projectos pedagógicos para crianças e jovens no campo das artes visuais e em várias instituições culturais.
Expõe os seus trabalhos, em exposições individuais e colectivas, desde 2005, tendo as suas obras estado patentes em instituições como a Universidade do Minho, o Clube Literário do Porto, a Cadeia Velha Município de Ponte de Lima, a Biblioteca Lúcio Craveiro (Braga), a Biblioteca Municipal de Boticas, no projecto Fábrica de Arte Contemporânea (Guimarães), entre outras.
 

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho