Agro-Basto abre ao público amanhã

23-09-2010 13:44

 Para além dos festejos muito animados e da feira, que ao longo dos últimos dias tem vindo a atrair a Cabeceiras de Basto milhares de forasteiros, o S. Miguel prossegue até ao final do mês de Setembro, com actividades diversas e muita animação.

Amanhã, dia 24 de Setembro, Sexta-feira, abre ao público, a XXXIV edição da Agro-Basto: Exposição/Feira de Actividades Económicas de Basto. Uma iniciativa que terá lugar pelas 17h00m, no Mercado Municipal desta vila, onde cerca de uma centena de expositores  integram este certame, que se apresenta como uma montra privilegiada para a promoção dos produtos locais, especialmente das carnes das raças autóctones, do turismo ambiental, da gastronomia e do artesanato. Sublinhe-se que a Agro-Basto ocupa uma área de 6000m2 e distribui-se pelo espaço coberto do pavilhão multi-usos e ainda por uma área ao ar livre de 2700m2, onde estão instalados os stands das máquinas, alfaias agrícolas, veículos automóveis e espaços de exposição pecuária e da fauna da região.

Com um programa de animação sócio-cultural diversificado, este certame decorre até ao dia 29 de Setembro, beneficiando da realização simultânea das festas de S. Miguel, que atraem a esta vila muitos milhares de forasteiros.

O evento será antecedido pela realização das Jornadas Técnicas sobre Raças Autóctones a ter lugar no multiusos do Mercado Municipal, a partir das 9h00m. Uma iniciativa organizada pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte - Delegação Regional do Ave com o apoio da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, que visa divulgar e debater o papel das raças autóctones no desenvolvimento rural sustentado, considerando renovadas estratégias e oportunidades. As raças autóctones animais, apresentam-se como um património cultural e natural do país, fazendo parte integrante das paisagens e fornecedoras de produtos alimentares, o que impõe a realização desta e de outras Jornadas Técnicas, sobre as novas oportunidades que se abrem aos recursos genéticos locais. O dia termina com a actuação do grupo musical «ADIAFA », no recinto da Agro-Basto.O programa festivo prossegue no Sábado, dia 25, pelas 10h00m, altura em que um passeio equestre animará a vila, seguindo-se pelas 14h30m, um desfile de  Bombos e Gigantones que a partir daí vão “invadir” as principais ruas e dar corpo ao sexto encontro. A tarde é também de folclore no recinto da Agro. Vários grupos locais e da região vão estar em palco para uma jornada etnográfica e folclórica bem do agrado destas gentes. Segue-se uma defolhada tradicional organizada pela CABASTO e realizada pela Associação Arborada. À noite, o grupo ‘Raizes do Minho’ anima o certame. Enquanto isso, no palco do Mosteiro a dança acontece, com a actuação do Grupo de Dança Ginásio Companhia Atlética, seguindo-se o espectáculo musical com a presença de Herman José e a sua banda. Termina com a realização do afamado Baile de Outono nos Claustros do Mosteiro de S.Miguel de Refojos. Uma organização do Atlético Cabeceirense.

No dia 26 de Setembro, pelas 15h00m, sai às ruas um magnífico desfile etnográfico, que de alguns meses a esta parte está a mobilizar as gentes de Cabeceiras de Basto. Em preparação estão vários carros alegóricos que vão apresentar o que de mais genuíno tem cada uma das freguesias. Uma iniciativa a não perder que conta com o apoio do Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto. O dia termina com a actuação do ‘Duo Thema’ no palco da Agro-Basto. No dia 27, os ‘Cavaquinhos da Raposeira’ vão animar o certame da Agro.

O dia 28 de Setembro, é dia grande. Os grupos de bombos e de gigantones percorrem as principais ruas a anunciar a festa. A Feira de Gado Cavalar e o Concurso Pecuário de Gado Bovino, realiza-se a partir das 9h30m, iniciativa onde anualmente participam dezenas de produtores e criadores dos distritos de Braga e de Vila Real. À tarde, pelas 15h00m, têm início as tradicionais “chegas de bois” no Parque do Mosteiro, seguindo-se, pelas 21h00m, a ronda das concertinas que vão percorrer e animar diferentes locais da vila.  Além da actuação da Banda Sabor no recinto da Agro-Basto, a noitada de S.Miguel prossegue com a actuação de ‘Augusto Canário e os Amigos’, um espectáculo de variedades com «Rebeca» e uma sessão de pirotecnia, no Parque do Mosteiro. A ‘Noite de Estrelas’ terá lugar nos Claustos do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, a partir da 01h30m. Uma iniciativa organizada pela associação desportiva Contacto.

A Festa continua no dia 29 de Setembro, pelas 11h00m, com a celebração da Missa Solene em honra do Padroeiro S. Miguel, na Igreja do Mosteiro. À tarde, a partir das 14h30m, entram na Praça da República, as conceituadas Bandas, Cabeceirense e das Caldas das Taipas, fazendo a sua apresentação. Segue-se às 15h00m, o sorteio de S. Miguel, junto ao Posto de Turismo Municipal. Ás 17h00m, tem início a imponente procissão em honra de S. Miguel, que vai percorrer as principais artérias da vila. À noite, a festa continua com um concerto musical promovido pelas Filarmónicas na Praça da República.

As festas do concelho de Cabeceiras de Basto encerram no dia 30 de Setembro, dia popularmente conhecido como das trocas, com uma animada Gincana de de Jumentos, a partir das 15h00m.

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho