Assembleia Municipal reuniu em defesa do SAP no horário nocturno

19-10-2010 14:58

A Assembleia Municipal de Vieira do Minho reuniu extraordinariamente na passada sexta-feira para debater o suposto encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) no horário nocturno.

Todos os Partidos se manifestaram radicalmente contra o encerramento desse serviço. Por isso foi aprovada uma proposta subscrita por todos em que é feita a defesa intransigente do SAP.

No documento aprovado recorda-se que há três anos o Ministério da Saúde, através da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, tornou pública a intenção de encerrar durante o período nocturno o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) de Vieira do Minho.

Todos os Partidos entendem que ao longo destes três anos não existiu qualquer mudança que possa justificar retomar tal intenção:

· O Concelho de Vieira do Minho é um concelho montanhoso; com uma matriz produtiva essencialmente rural; uma população envelhecida; povoamento disperso; e um clima rigoroso;

· As estradas são as mesmas. Não tiveram qualquer melhoria. O tempo de viagem entre Vieira e suas Freguesias a Braga é o mesmo de sempre. É demasiado tempo para situações de urgência;

· Ao contrário do que acontece com outros Concelhos, onde Serviços de Saúde idênticos foram encerrados durante a noite, Vieira do Minho não tem auto-estradas, SCUTS ou vias rápidas para chegar aos hospitais regionais ou centrais nem respostas alternativas disponibilizadas por entidades do sector privado;

A todos estes argumentos, acrescentou-se o facto de estarem em curso duas grandes obras de interesse nacional (Venda Nova III e Salamonde II), as quais assegurarão a presença em permanência no concelho de uma média de 1500 trabalhadores em regime de trabalho ininterrupto ao longo de um período nunca inferior a 8 anos.

Foi, então, aprovado declarar uma total e firme oposição ao encerramento nocturno do Serviço de Atendimento Permanente de Vieira do Minho;

Dessa decisão, deliberou-se dar conhecimento desta decisão à Senhora Ministra da Saúde, ao Senhor Secretário de Estado Adjunto da Saúde, ao Senhor Governador Civil de Braga e ao Senhor Presidente da Administração Regional de Saúde do Norte e outras instituições tidas como relevantes.

 

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho