Associação Comercial de Braga pede plano de emergência para apoiar empresas afectadas pelo incêndio no Gerês

26-08-2010 14:29

A Associação Comercial de Braga sugeriu hoje ao Governo o lançamento de um Plano de Emergência para ajudar as empresas que, em circunstâncias excecionais, sejam forçadas a cessar a sua atividade por causas como fogos ou cheias.

O organismo adiantou que o plano deveria conter a criação de um seguro específico para acorrer a situações de quebra de atividade por causa de acidentes os catástrofes naturais.

A iniciativa surgiu na sequência da vaga de incêndios que recentemente atingiu toda a região e, em particular, o Gerês, no concelho de Terras de Bouro, e que provocou elevados prejuízos aos setores que dependem do turismo.

Em simultâneo, a ACB defende a isenção, por três anos, das taxas municipais e das contribuições para a Segurança Social e Finanças, desde que as frimas mantenham os postos de trabalho.

O plano prevê, ainda, a criação de um período de carência nos empréstimos bancários, assumindo o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI), em parceria com as associações empresariais, a intermediação e negociação com o sistema financeiro em nome das PME's afetadas.

Por outro lado, a ACB propõe medidas de apoio técnico e financeiro no desenvolvimento de planos de contingência para cada empresa, com o apoio do IAPMEI, e em parceria com as associações do setor.

Pretende, também, que sejam realizadas campanhas de promoção turística e de atração de visitantes no período do inverno com a colaboração do Turismo de Portugal e a Entidade de Turismo/Porto e Norte de Portugal.

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho