Autarquia estabelece parcerias e lança obras

01-09-2010 22:26

Ainda na sequência das principais deliberações tomadas na última reunião do executivo municipal, a Câmara, sob a presidência do Engº Joaquim Barreto, decidiu celebrar um protocolo com a Associação Cultural e Desportiva de S. Nicolau de Basto, tendo em vista a cedência da exploração da Praia Fluvial de S. Nicolau.


Um protocolo, com vigência até Outubro de 2013, no âmbito do qual a associação fica obrigada a prestar aos utilizadores daquele espaço de recreio, um serviço eficaz, nomeadamente através do desenvolvimento de actividades de índole desportivo.

Na reunião, o executivo decidiu ainda estabelecer uma parceria com as Juntas de Freguesia de Cavez e de Cabeceiras de Basto (S. Nicolau), através da cedência de maquinaria que viabilize a realização de determinados trabalhos de manutenção de espaços muncipais.

A Câmara decidiu também ratificar a celebração do protocolo estabelecido com a DREN- Direcção Regional de Educação do Norte, propondo o encerramento da Escola EB1 da Cumieira, na freguesia de Cabeceiras de Basto (S. Nicolau) sugerindo que os cerca de uma dezena de alunos inscritos transitem no presente ano lectivo de 2010-2011, para a Escola de Gondarém, dotada de melhores condições para o ensino e a aprendizagem já que dispõe de salas de aulas com aquecimento, ginásio, recreio coberto e cantina. Uma decisão pacífica que reuniu o concenso das autarquias envolvidas, assim como da população.

Também no sector educativo, deliberou aprovar o acordo de colaboração a estabelecer com o Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, referente ao Programa das Actividades de Enriquecimento Curricular.

O executivo decidiu igualmente ratificar a minuta do contrato a celebrar com a empresa que vai proceder à execução da empreitada de arruamento das Tojeirinhas ao Caneiro, na freguesia de Arco de Baúlhe. Uma importante via, que ‘rasga’ aquele centro urbano da vila arcoense e contribuirá para uma maior fluidez viária e para a criação de novas centralidades e bolsas de desenvolvimento.

No que às vias diz repeito, o executivo decidiu ainda, ratificar a adjudicação da proposta de execução da empreitada de reformulação e ampliação da Rua Dr. Agostinho Moutinho – 2ª fase. Um investimento que ascende os 139.458, 12 euros, que uma vez concretizado vai melhorar as condições de mobilidade no centro desta vila cabeceirense. Mais decidiu, nesta reunião, abrir concurso para a aquisição de ‘equipamentos de pavimentação em betuminoso’.

O executivo aprovou também os projectos de execução para, a criação do Parque Urbano da Vila, a construção da Variante Sul (troço Barbeito – Av. Capitães de Abril) e ainda, do projecto de loteamento da Zona Industrial de Cabeceiras de Basto (S. Nicolau).

Por fim, decidiu remeter para expropriação algumas parcelas de terreno, tendo em vista viabilizar a execução da Variante à EN 205 entre Lameiros e a sede do concelho, assim como, da Variante Sul, que liga o Barbeiro à Avenida Capitães de Abril.

Este procedimento, que agora será submetido à Assembleia Municipal para aprovação, é necessário para a execução de duas importantes vias, cujo rompimento, contribuiá não só para a melhoria das acessibilidades, como também, permitirá a criação de novas bolsas de desenvolvimento e de expansão dentro do perímetro urbano da vila Cabeceirense

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho