Câmara de Guimarães implementa circuitos Pedestres

24-11-2010 00:14

No sentido melhorar e inovar os Parques de Lazer do Concelho, a Câmara Municipal de Guimarães implementou recentemente 10 circuitos pedestres, colocando a respectiva sinalética nos caminhos habitualmente utilizados. Esta implementação vem ao encontro da exigência da população que realiza marcha e caminhada com frequência, complementando assim a actividade física habitualmente realizada.

A ideia que a Autarquia agora colocou em prática atinge vários objectivos fundamentais, como a promoção da actividade física através da marcha e caminhada, a requalificação de caminhos nos parques verdes, o apoio à orientação a quem exercita através da metragem dos percursos e o incentivo à frequência dos parques reforçando uma vigilância activa por parte da população.

Por outro lado, efectiva-se a conjugação de duas áreas fundamentais, o Desporto e o Ambiente. A implementação de circuitos pedestres integra a vertente de Desportos de Natureza, nos quais se pode apreciar a natureza ao mesmo tempo de que se realiza exercício físico. Uma área que não é nova, mas que cada vez ganha mais adeptos. A acrescentar a este facto, temos vindo assistir a um crescimento de adeptos de caminhada, um fenómeno social na actividade física também incentivada por recomendação médica. A estes fenómenos a Autarquia respondeu melhorando as condições nos Parques Verdes, nomeadamente com a implementação de circuitos pedestres.

Parque da Cidade

Percurso curto 1300 m

Percurso longo 2500 m

Parque da Cidade Desportiva

Percurso curto 560 m

Percurso longo 970 m

Parque do Rio Selho

Percurso curto 1568 m

Percurso longo 2146 m

Parques das Taipas/Ponte/Ínsua

Percurso 3356 m

Parque de Ponte

Percurso 1250 m

Parque das Taipas

Percurso 470 m

Parque da Ínsua

Percurso 1000 m

Para a Câmara Municipal de Guimarães é cada vez mais importante aumentar a qualidade de vida dos Munícipes, que por vezes, com pequenos pormenores podem fazer a diferença.

No âmbito da marcha e caminhada, integrada em zonas verdes, a Câmara Municipal de Guimarães delineou uma estratégia municipal estabelecendo vários objectivos. Nesta estratégia insere-se a adesão do Município ao Programa Nacional de Marcha e Corrida e a criação de um Centro Municipal de Marcha e Corrida, o qual se responsabilizará pela coordenação de toda a informação de percursos pedestres do Concelho e pela realização e promoção de actividades, assumindo também um papel de aconselhamento especializado à actividade de marcha e caminhada. Este Centro de Marcha e Corrida será oportunamente anunciado e inaugurado.

 

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho