Câmara Municipal alarga Inquérito Municipal de Saúde a mais três freguesias

29-11-2010 14:25

A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem já no terreno as equipas que estão a promover o Inquérito Municipal de Saúde nas freguesias de Areosa, Santa Maria Maior e Meadela. Esta acção, dinamizada no âmbito do Observatório de Saúde para avaliar o impacto em saúde das acções de promoção da Autarquia, passou já pela freguesia de Monserrate em 2009.

À semelhança do que aconteceu em Monserrate, a primeira freguesia onde este inquérito foi aplicado, o inquérito está a ser desenvolvido pelos alunos de Enfermagem da Escola Superior de Saúde de Viana do Castelo, parceira da Câmara Municipal neste projecto. Os temas abordados no inquérito relacionam-se com a qualidade de vida, os cuidados preventivos, a actividade física, a saúde mental, os consumos (alimentos, bebidas e tabaco), a incapacidade de longa duração e a doença crónica.

Na prossecução dos objectivos definidos, o Gabinete Cidade Saudável pretende conhecer as condições de saúde da população a fim de se adequarem as estratégias de intervenção em saúde às suas necessidades, bem como recolher informação para a construção dos indicadores para o Observatório de Saúde, criado com o objectivo de avaliar o impacto em saúde das acções que têm vindo a ser desenvolvidas ao longo do tempo, no âmbito do Projecto Cidades Saudáveis.  

 

Os dados recolhidos neste Inquérito Municipal de Saúde, sob orientação do grupo de trabalho constituído por docentes da Escola Superior de Saúde, serão trabalhados e apresentados através do Sistema de Informação Geográfica (SIG), em colaboração com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo.

Esta iniciativa do Gabinete Cidade Saudável permite dar mais um passo para a concretização dos objectivos traçados pela Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis, criada a 10 de Outubro de 1997 por escritura pública assinada em Viana do Castelo por sete cidades e que agora integra mais de duas dezenas e meia de cidades de todo o país. Na altura, ficaram definidos os objectivos da associação, que tem por objecto "a promoção de políticas locais de saúde" seguindo os princípios da Estratégia Saúde para Todos da OMS.  

Das suas principais metas destacam-se a participação activa sobre as políticas que condicionam a saúde das populações, o planeamento urbano saudável, a acessibilidade para todos, a integração dos grupos populacionais mais fragilizados (cidadãos portadores de deficiência, minorias étnicas, idosos, etc.), a promoção da saúde e de hábitos de vida saudável (alimentação, exercício físico, etc.) e a colocação deste tema na prioridade das agendas dos decisores políticos locais.

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho