Câmara Municipal apresentou nova resposta social

03-11-2010 15:09

 

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso apresentou o SIGO – Serviço Para a Promoção da Igualdade de Género, uma nova resposta social que vai implementar. A divulgação pública aconteceu durante o Seminário “Ao ENCONTRO DE VIDAS EM MUDANÇA - GÉNERO E EXCLUSÃO – VIOLÊNCIA DOMÉSTICA”, realizado no dia 22 de Outubro, NO Theatro Club da Póvoa de Lanhoso, em que participaram cerca de 70 pessoas de dentro e fora do Concelho.

Coube à Vereadora da Acção Social e Saúde da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Fátima Moreira, apresentar o novo Serviço, que resulta do aumento de denúncia de casos de violência doméstica, ao nível concelhio. “Em pleno século 21, numa altura em que lembramos os cem anos da República, sustentada nos valores da Liberdade, Fraternidade e da Igualdade, reconhecemos que muito há ainda para fazer no sentido de alcançarmos plenamente os ambicionados direitos e valores”, referiu a edil, desafiando a que estejamos “de olhos bem abertos, contrariando uma evolução que se adivinha em tempos de difíceis situações sócio - económicas das famílias, de um fenómeno que nos deve envergonhar como cidadãos de pleno direito”.  

O SIGO vai apoiar as vítimas de violência doméstica e dar uma resposta célere e na justa proporção da necessidade de cada situação. É um serviço orientado para a promoção e igualdade de género e visa proporcionar às famílias e às vítimas de violência doméstica os recursos necessários à mudança das práticas e dos modelos familiares mais negativos. Intervenção em situações de emergência; acções de informação dirigidas aos diferentes agentes locais que integram a Rede Social (Câmara Municipal, Segurança Social, IPSS’s, Ministério Público, Guarda Nacional Republicana, Estabelecimentos de Ensino, Centro de Saúde, Juntas de Freguesia, Dirigentes, Técnicos, etc.); acções de sensibilização dirigidas a públicos específicos (famílias, crianças e jovens, etc.); atendimento/aconselhamento a vítimas de fenómenos de violência; encaminhamento de situações para as respostas concelhias e/ou outras tidas por mais adequadas; e a organização e difusão da informação disponível na área da protecção e apoio a situações de violência são as respostas que o SIGO pretende implementar.

De referir que os parceiros da Autarquia no âmbito do SIGO aderiram de imediato ao repto, sendo que houve entidades do Concelho que solicitaram a realização de acções de sensibilização para os problemas da violência doméstica junto dos seus públicos.

Trazer à discussão o fenómeno da violência e dos diferentes contornos que pode assumir, projectos em curso e respostas existentes, diferentes visões sobre o fenómeno e sobre a necessidade de o desocultar foram, de resto, alguns dos objectivos do Seminário em que intervieram responsáveis de entidades locais, regionais e nacionais com actuação e responsabilidades na área, numa troca de experiências enriquecedora e que possibilitará a melhoria do trabalho de todos.

Carrinha da Diversidade contra discriminação.

Ainda no âmbito do Seminário, a Carrinha da Diversidade, estacionada no Parque do Pontido, recebeu mais de 650 visitas, essencialmente de população escolar, nos dias 21 e 22 de Outubro. Nela, os visitantes puderam observar uma exposição alusiva às questões da igualdade e ali foram-lhes disponibilizados computadores com jogos lúdicos e diverso material na área da diversidade e contra a discriminação, em áreas como a da deficiência, da etnia, do género, da idade, da orientação sexual e da religião ou da crença. Acompanhados por duas monitoras, os visitantes visionaram um filme sobre a discriminação de um cão, numa metáfora do que acontece, muitas vezes, com os humanos.

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho