Cabeceiras de Basto comemora Centenário da República

02-10-2010 09:35

O Município de Cabeceiras de Basto apresenta de 1 a 8 de Outubro, um conjunto de iniciativas que visam assinalar o centenário da República.

Trata-se de uma organização da Câmara Municipal, Emunibasto e Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, levada a cabo com o apoio do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto e das associações ADIB – Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto e Roladores de Basto.

O programa propriamente dito, começou hoje, dia 1, pelas 9h30m, com a plantação de árvores nos estabelecimentos de ensino. Uma organização do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, que durante a tarde promoveu igualmente um debate na Escola Básica do Arco de Baúlhe titulado “A Monarquia e a República”, com a presença dos Oradores Luís Manuel Mateus (Associação Cívica República e Laicidade) e Rui Gomes Araújo (Secretário Geral da Causa Monárquica). Oradores estes, que pelas 21h30, se deslocam ao Auditório Municipal Ilidio dos Sntos para abordar o mesmo tema, desta feita dirigido ao público em geral.

O programa comemorativo prossegue amanhã, dia 2 de Outubro, com a abertura da exposição «5 de Outubro de 1910». Uma mostra da Fundação Mário Soares, presente ao público a partir das 15h00m, na Casa Municipal da Cultura.

Ainda amanhã, mas pelas 21h30m, a Banda da Região Militar do Norte, sob ao palco do Salão Multiusos do Mercado Municipal para interpretar várias peças, algumas das quais alusivas aos ideais da República.

No Domingo, dia 3 de Outubro, pelas 15h00m, tem início uma “Corrida da República”, que integra as modalidades de atletismo e ciclismo e que vão percorrer as principais ruas da Vila de Cabeceiras de Basto. Esta iniciativa desportiva é organizada pela ADIB e pela Ass. de Roladores de Basto.

No dia 4 de Outubro, o programa previsto a partir das 14h00m, é essencialmente dirigidos aos alunos das escolas. Terá lugar no Parque do Mosteiro, onde durante a tarde vai decorrer a recriação de jogos tradicionais da época.

À noite, mais precisamente pelas 21h30m, o teatro ‘invade’ a Praça da República com a celebração teatral “Assim Contamos a nossa História”. Esta acção, organizada pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, aborda a passagem da Monarquia à República, em Cabeceiras de Basto. Trata-se de um espectáculo que revisita a história de Cabeceiras de Basto, focalizando como principal acontecimento a tentativa de levantamento monárquico em 1912 pelo Padre Domingos.

A encenação teatral pretende criar uma celebração épica romanceando os acontecimentos, teatralizando acções e passagens históricas. ‘Não se trata de recontar a história de forma didáctica mas sim, de utilizar os acontecimentos registados e que estão gravados na história local, para com eles criar um espectáculo épico onde o principal protagonista seja o povo, a sua vontade de liberdade, a sua luta por um tempo novo, a sua esperança de futuro’.

Trata-se por isso, de uma criação inédita que agrega associações culturais, actores amadores, ranchos e grupos de dança, mas também a Banda de Música e Fanfarra, entre outras associações e agrupamentos que aderiram a esta celebração teatral colectiva, que conta com um número mínimo de 150 participantes.

O texto é criado pelo dramaturgo e encenador Moncho Rodriguez que assume ao mesmo tempo a direcção geral do espectáculo.

No dia 5 de Outubro, pelas 10h30m e à semelhança do que acontece um pouco por todo o território nacional, tem lugar uma cerimónia evocativa nos Paços do Concelho, que inside no Hastear da Bandeira Nacional ao toque do Hino Nacional, pela Banda Cabeceirense.

As comemorações prosseguem pelas 15h00m com a actuação da Banda Juvenil Cabeceirense, na Praça da República e pelas 16h00m, no Auditório Municipal Ilídio dos Santos, é apresentado o livro: “Cabeceiras de Basto: do fim da Monarquia ao 28 de Maio de 1926”. Uma publicação de autoria do jovem Cabeceirense Norberto Tiago Ferraz, que resulta de um trabalho de investigação que desenvolveu no âmbito do estágio profissional realizado na Câmara e na Empresa Municipal.

No dia 8 de Outubro, o programa encerra com a realização de uma conferência intitulada “Os ideais da República”. Esta iniciativa que terá lugar pelas 21h30, no Auditório Municipal Ilidio dos Santos, tem como orador convidado o Dr. António Arnaut

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho