Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental recebe exposição sobre seres vivos vegetais

04-11-2010 15:55

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo inaugura, no próximo sábado às 10h30, a exposição “Anima Vegetalis, imaginário botânico do Mosteiro de Tibães”, uma mostra de fotografia diferente de autoria de Paulo Gaspar Ferreira. A exposição estará patente até 04 de Dezembro com entrada gratuita.

A exposição, assente na aposta do Centro na dinamização de exposições temáticas que, desde Junho de 2007, tem vindo a promover sobre três a quatro temas diferentes por ano, é uma perspectiva diferente sobre seres vivos vegetais. “São elementos individuais que sabemos terem pertencido a um todo, possivelmente com outras formas e cores; e cada um, de uma forma muito especial e particular, teve um papel fundamental na biodiversidade do espaço em que coabitaram”, refere o autor.

Desde a sua inauguração, o CMIA de Viana do Castelo já produziu oito exposições temáticas, que actualmente estão disponíveis para requisição por qualquer entidade. Esta tem sido uma aposta de sucesso pois, para além de escolas, existem autarquias, associações, ecotecas e Centros de Educação Ambiental por todo o país que já usufruíram deste recurso disponibilizado pelo CMIA.

As duas últimas exposições produzidas pela Câmara Municipal, através do CMIA, são “Portugal Subaquático” de autoria do fotógrafo Luís Quinta, patente desde 22 de Setembro no Navio-Hospital Gil Eannes, por ocasião das comemorações do Dia Mundial do Mar, e ainda “Biodiversidade em espaços naturais de Viana do Castelo” que esteve patente no CMIA de 5 de Junho até 28 de Outubro, tendo sido visitada por mais de três mil pessoas.

Do programa do CMIA para Novembro constam ainda uma Oficina de Aprendizagem sobre “Introdução à poda de árvores ornamentais” no dia 13, as Comemoração do Dia Nacional do Mar com “Vaivém Oceanário” de 15 a 20 Novembro, as Comemorações da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos de 20 a 28 Novembro, as Comemorações do Dia da Floresta Autóctone entre 22 e 27 Novembro, mais uma Conversa de Fim de Tarde sobre “MUSGOS E LÍQUENES, O QUE OS UNE E OS DISTINGUE" a 26 Novembro e o II Encontro Nacional do Projecto Rios no dia 27 Novembro

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho