Certificados de aforro voltam a render mais

27-10-2010 08:38

Os certificados de aforro vão voltar a render mais em Novembro. Este instrumento de poupança vai render 1,109%, acima dos 0,996% remunerados em Outubro.

A rentabilidade dos certificados de aforro depende, em larga medida, da Euribor a três meses, que tem estado em alta ao longo das últimas semanas. A remuneração é determinada mensalmente no antepenúltimo dia útil do mês, com base na média da Euribor a três meses dos dez dias úteis precedentes, para vigorar durante o mês seguinte.

A taxa de remuneração dos certificados de aforro continua, no entanto, muito abaixo da taxa paga pelos novos certificados do Tesouro, cuja rendibilidade está indexada à das Obrigações do Tesouro. Em Outubro, estes certificados oferecem uma taxa de juro máxima de 6,1% para quem mantiver o dinheiro aplicado pelo período de tempo máximo (10 anos). Esta é a mais elevada taxa de remuneração desde que o produto foi lançado.

Os portugueses continuam a desinvestir em certificados de aforro. Desde o início do ano e até ao fim de Setembro, este produto perdeu 775 milhões de euros, em termos líquidos.

Só em Setembro, foram resgatados 142 milhões, mas foram ainda aplicados 39, o que deixa o saldo líquido numa perda de 103 milhões de euros, revelam dados do boletim mensal do Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP).

De acordo com a proposta de Orçamento do Estado para 2011, o Governo antevê que o ritmo de saída deste produto se mantenha até ao fim do ano e que, no conjunto de 2010, a fuga ascenda a 1.005 milhões de euros.

 

Fonte AF

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho