Concurso Municipal de Fotografia com Máquinas Descartáveis.

06-09-2010 21:21

Os espaços do Centro Histórico de Braga cuja regeneração vai acontecer no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) são o mote para a sétima edição do Concurso Municipal de Fotografia com Máquinas Descartáveis.
Iniciativa das divisões municipais de Renovação Urbana e de Cultura, tem inscrições limitadas a meia centena de concorrentes, a quem a organização disponibiliza uma “máquina fotográfica descartável” mediante a caução de dez euros.
Gratuitas, as inscrições prolongam-se até 24 de Setembro e devem ser feitas presencialmente, em qualquer dia da semana (14h30/18h30), no Museu da Imagem, espaço municipal dedicado à memória visual da cidade.
As máquinas fotográficas descartáveis são entregues aos concorrentes a partir das 15h00 de 25 de Setembro, devendo ser devolvidas ao Museu da Imagem até às 17h00 do dia seguinte, 26 de Setembro, período em que decorre a captura do portfólio a concurso.
A iniciativa e o tema escolhido para esta sétima edição do Concurso Municipal de Fotografia visam despertar o interesse e a sensibilidade dos munícipes relativamente à importância socio-cultural do Centro Histórico de Braga, com particular enfoque no conjunto de espaços que ainda não foram objecto das mais recentes operações de regeneração urbana.
De acordo com a organização, com esta acção pretende-se também «gerar perspectivas e registar testemunhos sobre estes espaços», tendo em conta que, no âmbito da “Parceria para a Regeneração Urbana” suportada pelo QREN, eles vão sofrer evidentes alterações, a curto prazo.
Os espaços que se enquadram no tema do concurso e que podem merecer a atenção dos concorrentes são o Largo da Senhora-a-Branca, Avenida Central (lado norte), Rua dos Chãos, Rua de Santo André, Largo dos Penedos/Avenida Norton de Matos (trecho até à Rua Gabriel Pereira de Castro), Rua de São Vicente, Rua Júlio Lima, Rua do Burgo, Rua do Carmo, Rua de Santo António da Praça, Praça do Convento do Pópulo, Praça Conde de Agrolongo, Praça Municipal, Largo Carlos Amarante, Rua Gonçalo Sampaio, Rua de São Lázaro, Rua do Raio (entre a Avenida da Liberdade e o Palácio do Raio), Campo das Hortas e Rua Andrade Corvo.
«Neste enquadramento, cada concorrente pode apontar a objectiva ao geral ou ao pormenor, ao espaço urbano ou ao edificado, mas também ao humano», explica a organização.
Além da atribuição dos prémios discriminados no regulamento, o júri (um convidado, com experiência reconhecida no universo da fotografia; um representante do Museu da Imagem; e um representante da Câmara Municipal de Braga/Património Cultural) selecciona ainda um conjunto de trabalhos que Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva exporá ao público em data a anunciar.
Ao primeiro prémio corresponde uma distinção no valor de 500 euros, a atribuir em espécie ou em material fotográfico. A cada menção honrosa corresponde uma distinção no valor de 250 euros, a atribuir igualmente em espécie ou em material fotográfico.
O regulamento encontra-se disponível na Divisão de Renovação Urbana da Câmara Municipal de Braga (+351 253 203 150) e no Museu da Imagem (+351 253 278 633), podendo ser também consultado na agenda “
Braga Cultural” de Setembro de 2010

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho