Conferência: “A democracia tem futuro?”, 12 de Novembro | 21h30| Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva | Entrada livre.

04-11-2010 20:11

 As instituições democráticas têm estado debaixo de criticas porque parecem ser incapazes de dar resposta às necessidades das pessoas.

Alguns males de que sofre o sistema democrático podem ser identificados. 

. O domínio da economia global desregulada e dos mercados internacionais que põem em causa a estabilidade social e por isso exigem o exercício do poder regulador do estado democrático.

. O crescimento dos comportamentos individualistas e do relativismo moral que enfraquecem os ideais de participação democrática dos cidadãos para actuarem na prossecução do bem comum.

. A desconfiança persistente na capacidade dos dirigentes políticos para trabalharem com dedicação e seriedade pela causa pública e ainda a ausência de verdadeiras lideranças politicas.

O sistema democrático deverá continuar a ser garantia de que os cidadãos e as comunidades assumem deveres e usufruem direitos. A construção de uma ética democrática é fundamental para que o sistema democrático utilize mecanismos que impeçam a evolução das sociedades no sentido da busca do poder ilimitado do domínio dos mais fortes sobre os mais fracos. O combate e confronto de ideias são fundamentais para atingir esses objectivos, por isso no dia 12 de Novembro propomos para discussão o tema “A democracia tem futuro?”.

Para o debate convidámos dois eminentes académicos, especialistas na área da ciência politica e observadores atentos da realidade politica nacional.

O Professor António Costa Pinto, do Centro de Estudos de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, é autor de várias publicações sobre autoritarismo e fascismo, democracia e elites politicas em Portugal e na Europa. Colabora regularmente com análises politicas na imprensa ( “Diário de Noticias”),  Rádio e Televisão. É Presidente da Associação Portuguesa de Ciência Politica.

 

O Professor João Rosas è docente do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho. As suas publicações incidem sobre temas como história das ideias politicas, cidadania, justiça social e igualdade de oportunidades, direitos humanos e outras.

A moderação do debate está a cargo da Professora Isabel Carvalhais, docente do Departamento de Ciência Politica e Relações Internacionais, da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho