Crédito concedido às empresas está ao nível mais baixo de sempre

09-11-2010 10:22

Em Setembro, a banca fechou a torneira do crédito às famílias e grandes empresas. PME foram o único segmento a quem os bancos emprestaram mais.

É oficial: a banca está a cortar o crédito à economia. Nos particulares, os novos empréstimos para a compra de habitação e ao consumo somaram, em Setembro, o terceiro mês consecutivo em queda, enquanto os créditos para outros fins recuam há dois meses. O crédito concedido às grandes empresas também está a descer há dois meses, enquanto as pequenas e médias empresas são, para já, as sobreviventes ao fecho da torneira.

Ainda assim, feitas as contas desde o início do ano, pequenas e grandes empresas tiveram acesso ao menor montante de crédito desde, pelo menos, o início da década, altura em que começa a série estatística do Banco de Portugal.

Os economistas contactados pelo Diário Económico confirmam que os bancos portugueses estão mais exigentes na concessão de novos empréstimos, precisamente porque eles próprios também enfrentam maiores dificuldades de financiamento. O dinheiro fresco está por isso limitado às entidades que mais precisam: as Pequenas e Médias Empresas. As linhas PME Invest são também consideradas como o travão à queda do financiamento a este segmento. A restrição na concessão de crédito já está a repercutir-se na queda de pedidos de financiamento das instituições bancárias ao Banco Central Europeu.

 

 

 

 

Fonte AF

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho