Delegação de Cabo Verde de visita Cabeceiras de Basto

30-09-2010 20:19

 

Uma delegação de Cabo Verde, mais precisamente do Município da Boa Vista, está em Cabeceiras de Basto, desde o dia 27 de Setembro e até ao próximo dia 2 de Outubro, para participar nas festas do concelho e desta forma inteirar-se da realidade sócio-económica e cultural desta terra de Basto com quem se encontra geminado desde Março de 2009.

Uma geminação que pretende fortalecer os laços de amizade e de cooperação entre os dois povos, estabelecendo uma colaboração solidária que tem em vista o bem-estar dos seus cidadãos, através do desenvolvimento de acções mútuas nas áreas da juventude, educação, saúde, ambiente, cultura, formação, desporto e assessoria técnica.

Neste âmbito têm sido promovidos encontros, aquém e além mar, entre os representantes directos das partes, com o objectivo de conhecer as realidades locais e preparar acções futuras que passam pela realização de intercâmbios entre grupos populacionais, nomeadamente jovens, acolhimento de estagiários nos serviços da administração, definição e realização de projectos, apoio na elaboração de estudos, intercâmbio cultural e desportivo, troca de informação e documentação técnica, entre outras acções a incrementar, em prol do desenvolvimento social e económico das populações respectivas.

Esta é a segunda vez que a delegação caboverdiana, constituida pelo Presidente do Município da Boa Vista, Dr. José Pinto de Almeida, pelo Vereador, Joaquim de Andrade e pela assessora, Drª Nádia Santos, se desloca a Portugal.

O programa propriamente dito, integra a participação em várias acções realizadas no âmbito das Festas do Concelho, durante os dias 28 e 29 de Setembro, assim como a visita a quipamentos, infra-estruturas, associações e colectividades, por forma a verificar in loco como se organizam e como funcionam. Estão previstas por isso, nos dias 30 de Setembro e 1 de Outubro, várias visitas, seja à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, à Associação Mútua de Basto/Norte, à CABASTO -Cooperativa Agrícola de Basto, a equipamentos como a Pista de Pesca Desportiva de Cavez, o Posto de Fomento Cinegético de Moinhos de Rei, o Complexo Florestal da Veiga, as aldeias serranas de Busteliberne, Moscoso, entre outras. Previstas estão ainda visitas ao Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos e às obras de construção do Centro Escolar do Arco de Baúlhe, às instalações da Assembleia Municipal, entre outros espaços, infra-estrutras e edifícios municipais seja culturais, educativos, desportivos, turísticos e de lazer, tendo em vista a partilha de experiências.

De referir ainda que esta delegação foi recebida no Salão Nobre dos Paços do Concelho no dia 28 de Setembro, pelo Presidente da Câmara Municipal, Engº Joaquim Barreto, vereadores, administradores das empresas municipais e técnicos desta Autarquia Cabeceirense. Uma cerimónia breve que serviu para trocar lembranças, apresentar cumprimentos, mas sobretudo para reafirmar os laços de amizade estabelecidos entre os dois povos. Na oportunidade o edil Cabeceirense, Engº Joaquim Barreto, felicitou a comitiva, cuja visita a Cabeceiras de Basto reforça o espírito de cooperação que esta geminação tem subjacente. Dois povos unidos pela mesma língua, mas também por um forte legado histórico, cultural e humanista.

Da mesma opinião partilhou o Presidente caboverdiano que disse sentir-se em casa, realçando na oportunidade o facto de Cabeceiras de Basto ter sido o último Município com quem estabeleceram parceria, mas ser aquele por quem nutrem especial empatia, já que mais do que dar e receber, as relações pessoais contam, reconhecendo ainda o esforço que tem sido feito por ambos em prol do desenvolvimento das terras e do bem-estar das suas gentes. Na oportunidade o edil caboverdiano lançou um convite que foi também um desafio aos empresários e às pessoas no sentido de visitarem aquele Município africano, que a pesar das dificuldades é uma terra cheia de potencialidades.

O programa prossegue até ao próximo Sábado com a realização de várias acções, entre as quais incursões à gastronomia e ao folclore local, convivendo e conhecendo melhor esta terra e a sua gente.

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho