Desemprego voltou a subir no mês de Agosto

18-09-2010 13:59

O desemprego voltou a subir em Agosto, o que significa que a recuperação do mercado laboral ainda não está cimentada. Segundo indicam os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) estavam inscritos 549,6 mil desempregados nos centros de emprego, o que representa um aumento de 0,3% face a Julho. O número contraria uma tendência de quebra verificada desde Abril e surge depois de ter descido 0,7% em Julho. Mas se a comparação for feita com o mesmo mês do ano passado, a subida foi de 9,6% e, nesse caso, continua a registar-se um abrandamento do indicador.

O secretário de Estado do Emprego, Valter Lemos, defende, citado pela agência Lusa, que os números revelam "uma tendência de estabilização", considerando que "o crescimento em Agosto é normal tendo em conta a época do ano".

O desemprego de longa duração - pessoas inscritas nos centros de emprego há mais de um ano - subiu 37,5% face ao período homólogo, enquanto o número de pessoas inscritas há menos de um ano caiu 4,1%. Por género, foram os homens que sofreram, com o desemprego a crescer 9,8% neste grupo e 9,4% nas mulheres. Além disso, foi entre os adultos com mais de 25 anos, que o desemprego mais aumento - em 11% - enquanto entre os mais jovens desceu ligeiramente - em 0,2%.

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho