Duarte Marques propõe mais emprego com inovação e empreendedorismo e ‘sem falsos recibos verdes’

11-11-2010 17:02

O jovem socialdemocrata Duarte Marques, candidato à liderança da JSD Nacional, esteve hoje no distrito de Braga. Acompanhado por dirigentes locais da JSD, visitou e conheceu ao pormenor a ‘Nabia Solutions’, uma empresa local, mas já com expressão internacional na área da informação tecnológica e consultoria em webmarketing.

O actual vice-presidente da JSD Nacional, que tem como principal preocupação da sua campanha o combate ao desemprego jovem, aposta no empreendedorismo como forma de criação de emprego, salientando que nesta área “os jovens terão um papel determinante a desempenhar no relançamento do país e na recuperação da profunda crise em que está mergulhado”.

Na sua opinião, a NABIA Solutions “é uma inspiração de inovação, criatividade, rigor e capacidade de assumir e vencer o desafio de competir com os melhores do mundo, o que é determinante para Portugal retomar o caminho do desenvolvimento, recuperar terreno na aproximação aos países mais desenvolvimentos e à Europa e sobretudo contrariar a actual dramática escalada do desemprego, que afecta os jovens e o distrito de Braga com maior incidência”.

Para combater o desemprego e promover a criação de mais emprego, Duarte Marques defende a aposta em empresas inovadoras e empresários empreendedores, salientando o exemplo da empresa ‘Nabia Solutions’’.

“Esta campanha tem-me permitido aprender muito com muitas pessoas que tenho conhecido ao longo das últimas semanas e hoje foi um dos principais momentos de contacto e de aprendizagem com o que de melhor se faz no nosso país”, comentou Duarte Marques no final da visita.

A ‘Nabia Solutions’, empresa sediada no Centro de Negócios Ideia Atlântico, junto à Variante do Fojo, em Braga, é dinamizada por jovens empreendedores e centra a sua actividade na inovação e investigação tecnológica, como é o caso do programa de software Miris, que está a ser desenvolvido para a maior operadora móvel do Kuwait.

Elencando uma série de medidas que devem ser tomadas para promover a criação de emprego, Duarte Marques destacou o importante contributo que pode ser dado pelas escolas, através da formação em empreendedorismo. Reclamou também uma maior flexibilização das leis laborais, a baixa dos impostos para PME´s de jovens empreendedores e a criação de subsídio de desemprego para jovens empreendedores, entre outras medidas.

 

Combate aos falsos recibos verdes

 

Liderando uma candidatura que tem como lema o lema ‘Por uma Geração com Futuro’, Duarte Marques defende ainda um “combate sem tréguas aos falsos recibos verdes”, acusando o próprio Estado de ser “o principal prevaricador”.

“Os falsos recibos promovem o trabalho precário e lesam a segurança social, contribuindo para a insustentabilidade das contas públicas do país e da justiça social”, justificou Duarte Marques.

O candidato à liderança da JSD ressalva que “o recibo verde não deve ser encarado como um problema em si próprio, na medida em que é correctamente utilizado por verdadeiros trabalhadores independentes, sem os quais, em muitos casos, não poderiam exercer a sua actividade”.

“O verdadeiro problema reside no seu uso despropositado, fora do âmbito para o qual foi criado, dando condições para a criação de trabalho precário em detrimento de vínculos laborais estáveis”, esclareceu Duarte Marques, salientando que esta “é uma situação que prejudica em grande medida os jovens, que procuram entrar e vingar no mercado de trabalho”.

Nesse sentido, Duarte Marques propõe a criação de um anexo adicional na declaração de rendimentos com recibos verdes, de forma a permitir a identificação clara das empresas e dos valores pagos no âmbito deste sistema.

O objectivo é identificar situações de grande concentração de serviços e dependência a uma só entidade, levando à identificação dos ‘falsos recibos verdes’, que “passariam imediatamente para o regime de segurança social aplicável aos trabalhadores dependentes e sendo as empresas obrigadas a regularizar retroactivamente as contribuições para a segurança social”.

Além disso, Duarte Marques pretende “aumentar os impostos às empresas com mais de 80% de trabalhadores a recibos verdes”.

Por outro lado, o candidato sugere também que quem recebe subsídio de desemprego deve "dar um tributo social à sociedade, nem que seja a trabalhar umas horas numa PME [pequena e média empresa] de um jovem, nem que seja numa ONG [organização não governamental], num quartel de bombeiros ou numa câmara municipal".

Quanto ao problema de falta de natalidade e da sustentabilidade da segurança social, Duarte Marques propõe vantagens fiscais para os pais com mais filhos e que as mães com mais de dois filhos passem a ter uma redução de 2 anos no tempo de reforma por cada filho, após o segundo filho.

Duarte Marques, que é apontado como claro favorito às eleições que terão lugar no final do mês de Novembro em Coimbra, e após a recente eleição de Delegados, conta já com o apoio da maioria das distritais e secções do país, com o apoio oficial declarado do Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Vila Real, Castelo Branco, Guarda, Santarém, Portalegre, Lisboa Área Oeste e Setúbal. Conta também com as maiores secções do Distrito de Viseu, com a maioria esmagadora dos Delegados da Madeira, mas cuja Comissão Política Regional ainda não tomou posse, bem como com a maioria das secções de Lisboa, cuja Distrital se encontra em processo eleitoral. Nos Açores, Duarte Marques tem já também o apoio declarado de 10 dos 21 Delegados eleitos pela Região. No Distrito de Braga, o candidato tem já o apoio da capital de distrito.

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho