Falta de crédito empurra mais de 4.700 empresas para a falência

13-10-2010 15:49

As insolvências não param de aumentar em Portugal. Nos primeiros nove meses deste ano o país registou 4.759 processos de insolvência. Desde o final de 2009 que a tendência de subida tem sido consistente.

Depois de se terem registado 1.464 casos no primeiro trimestre de 2010, o número subiu para 1.565 entre Abril e Junho e voltou a aumentar para 1.730 no terceiro trimestre, revelam dados da Credito y Caución.

De acordo com a análise feita pelos especialistas da Crédito y Caución, «as persistentes dificuldades de acesso ao crédito pelas Pequenas e Médias Empresas tem dificultado a sua gestão de tesouraria sendo um dos principais factores que estão na base de muitos processos de insolvência judicial», explica o relatório.

Olhando para o número registado entre Julho e Setembro, as falências aumentaram 37% relativamente ao período homólogo e 11% relativamente ao trimestre anterior. Este foi também o valor mais elevado dos últimos dois anos.

As conclusões do Departamento de Gestão de Risco da Crédito y Caución, que acompanha de perto os processos de insolvência publicados no Diário da República, mostram que «o aumento significativo dos níveis de insolvência empresarial teve início no primeiro trimestre de 2009, chegando a superar um milhar de processos trimestrais».

Fonte AE

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho