Flautista Cabeceirense Adriana Fereira vence Concurso Internacional na Dinamarca..Câmara aprova voto de louvor e regozijo

28-08-2010 12:54

 Ainda na sequência das principais deliberações tomadas na última reunião de Câmara, realizada sob a presidência do Engº Joaquim Barreto, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Executivo Municipal decidiu aprovar um voto de louvor, congratulação e regozijo a Adriana Ferreira. Uma jovem flautista de 19 anos de idade, natural de Cabeceiras de Basto, que tem feito um percurso notável no campo musical, enquanto instrumentista de flauta.

Obteve recentemente o 1º Prémio e dois Prémios Especiais no 4º Concurso Internacional Carl Nielsen, na Dinamarca. Trata-se de um dos quatro Concursos Mundiais mais relevantes para a flauta transversal, onde participaram 174 flautistas de todo o mundo. Este concurso que se realiza de uma a duas vezes em cada década, corresponde às mais altas recompensas mundiais em Flauta. A final foi disputada entre 4 flautistas provindos de Portugal, Rússia, Argentina e Islândia.

O 1º Prémio foi atribuído à flautista portuguesa Adriana Ferreira, que obteve também o Prémio Especial da Orquestra Sinfónica de Odense (votado por todos os músicos da orquestra) e o Prémio Especial do Júri de Jovens Flautistas (um pequeno júri paralelo ao júri principal, que votou pelo melhor finalista).

Ao vencer este Prémio, a jovem instrumentista contribuiu para a promoção e valorização da música ao mesmo tempo que contribuiu para a promoção do concelho, reforçando o prestígio e a imagem de Cabeceiras de Basto, terra moderna e desenvolvida que tem jovens capazes de grandes feitos e proezas.

De referir também, que a participação de Adriana Ferreira em inúmeros espectáculos e concursos ao longo dos últimos anos, tem-se destacado pela conquista e atribuição de prémios de grande mérito que a distinguem dos demais de uma forma notória, no universo dos executantes de flauta, o que demonstra uma grande dedicação, um enorme empenho e uma forte vontade de atingir um patamar de excelência, como facilmente se pode comprovar pelo magnífico palmarés e extraordinário currículo que já possui.

Recorde-se que esta jovem, iniciou a sua formação musical, em Cabeceiras de Basto, com apenas seis anos de idade, pela mão do professor Paulo Almeida. Integrou a centenária Banda Cabeceirense, em 1999, como instrumentista de flauta. Em 2002, ingressou na Escola Profissional Artística do Vale do Ave – ARTAVE, onde obteve a classificação máxima de 20 valores em Flauta, em todos os anos lectivos, e concluíu o Ensino Secundário com a média de 19,3 valores, a melhor classificação geral da Escola. Foram-lhe concedidos o Prémio Dra. Manuela Carvalho e o Prémio de Mérito do Ministério da Educação.

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho