Governo antecipa apresentação do Orçamento. Saiba porquê

18-09-2010 13:49

O Governo já definiu as linhas orientadoras do Orçamento do Estado (OE) para 2011 e vários ministérios têm tido reuniões com as Finanças a um ritmo contínuo. O objectivo: antecipar e garantir a aprovação, por parte da oposição, do documento, escreve o «Expresso».

Desta forma, o Executivo ganha duas batalhas: evita uma crise política e acalma os mercados internacionais.

Com os juros da dívida pública a disparar para perto de níveis históricos e os receios, cada vez maiores, de que Portugal não consiga cumprir com as suas responsabilidades financeiras, os mercados começam a dar sérios sinais de nervosismo.

Além disso, as recentes notícias sobre as contas públicas nacionais - indicando que a dívida do Estado cresce 2,5 milhões de euros por hora - compõem o cenário.

O Ministério das Finanças foi obrigado a reagir às notícias que indicavam que o limite de emissão de dívida já tinha sido ultrapassado. O gabinete de Teixeira dos Santos garantiu que esse limite «não será ultrapassado» e apontou culpas à oposição pelos mercados estarem ansiosos, com as suas «permanentes hesitações e ameaças quanto à viabilização do próximo Orçamento».

Com o argumento de que é, de facto, preciso acalmar os mercados, o Governo socialista tenta também uma reaproximação ao PSD.
 

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho