Governo Civil Combate Solidão dos Idosos e Amplia Rede Social

02-11-2010 12:11

 A mudança da estrutura demográfica veio provocar mudanças sociais que, em determinados contextos, levam ao surgimento de factores de discriminação etária que há apenas algumas décadas eram pouco relevantes.

 A discriminação é uma realidade, sobretudo por circunstâncias directamente relacionadas com o aumento da esperança de vida e que, no caso português, são muitas vezes potenciadas por factores sociais como a diminuição da qualidade de vida, conjugada com o aumento do tempo de vida após a reforma, a desertificação dos territórios e as alterações na estrutura familiar.

 Numa perspectiva positiva e de promoção da igualdade efectiva entre cidadãos, urge agir contra a exclusão que sabemos ser a principal causa de desigualdade, prejudicando a participação social em igualdade de oportunidade no acesso ao bem-estar. Pugnamos por uma sociedade onde os mais velhos tenham oportunidade de usufruir de bem-estar e de conforto.

 É na óptica do envelhecimento, que se quer activo e autónomo, que o Governo está a promover um conjunto de iniciativas, medidas e programas em áreas decisivas, que aumentem a qualidade de vida, a inclusão social e a promoção da igualdade no acesso ao bem-estar dos cidadãos mais velhos.

 A desigualdade nos rendimentos das pessoas idosas é um dos principais factores de pobreza e exclusão. Neste contexto, foi criado o CSI -Complemento Solidário para Idosos, cujo objectivo é garantir a todas as pessoas com mais de 65 anos e com baixos recursos, uma prestação monetária extraordinária, com vista a aumentar os rendimentos globais.

 No Distrito de Braga existem neste momento 21.484 beneficiários do Complemento Solidário para Idosos, o que constitui uma das mais elevadas taxas de cobertura no país, a que não é alheio o empenhamento dos Serviços da Segurança Social e da larga maioria das autarquias, tanto ao nível das Câmaras Municipais como das Juntas de Freguesia.

 É relevante afirmar-se que os beneficiários do CSI têm ainda importantes benefícios adicionais de saúde que são infelizmente ainda desconhecidos de larga maioria deles, e por isso não os aproveitam como deviam. 

 Foi neste sentido, que o Governo Civil do Distrito de Braga lançou em 2007 o ISIM (Iniciativa Segurança Idade Maior) com o objectivo de diminuir o isolamento, de garantir a segurança e de tornar mais fácil os contactos com os familiares, amigos e os serviços a que habitualmente recorrem.

 Assim, este Programa consiste em oferecer a todos os beneficiários do CSI um telemóvel com 1000 minutos gratuitos mensais para falar com um número Optimus à escolha (familiar, vizinho, amigo) e para todos os serviços nossos parceiros neste Programa (Forças de Segurança; Centros de Saúde; Emergência Social; Protecção Civil; Governo Civil e para as IPSS que tenham apoio domiciliário ou Centros de Dia).

Para além disso, podem falar livremente, e sem custos, com todos os outros beneficiários do ISIM.

Este telemóvel também está disponível para utilização livre, sob forma de cartão recarregável não obrigatório.

 Nas instituições, parceiros deste Programa, está instalado um telefone fixo para a recepção exclusiva das chamadas da ISIM, para ser dada resposta às solicitações apresentadas pelos idosos, nas mais diversas áreas.

 Nesta 2.ª fase do projecto já estão asseguradas ligações directas às Unidades de Saúde a que os beneficiários pertencem, podendo assim marcar as suas consultas ou pedir apoio médico domiciliário.

 Passados três anos, o ISIM já conta com 7.379 beneficiários, o que constitui uma verdadeira Rede Social, sempre com o objectivo de ajudar os nossos Maiores.

 É neste sentido que, o Governo Civil vai proceder à entrega 485 telemóveis, no concelho de Vila Nova de Famalicão, o que contabiliza nas duas fases 1.030 telemóveis só neste concelho.

 A cerimónia é presidida pelo Governador Civil de Braga, Fernando Moniz e tem lugar no próximo dia 4 de Novembro, pelas 10.30 horas, na Casa das Artes-VNF.

Estarão igualmente presentes todos parceiros do Governo Civil no projecto ISIM, designadamente na área da Saúde, Solidariedade, Segurança e Protecção Civil.

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho