Grupo Sinos da Sé lançou “Nas voltas do vinho”

12-11-2010 10:05

A Associação Cultural e festiva «Os Sinos da Sé» leva a cabo, apresentou esta quinta-feiro o seu novo cd com um espectáculo musical e coreográfico para assinalar o lançamento público do seu quarto trabalho discográfico, o CD «Nas voltas do vinho».

A sessão contou com a realização de um magusto, castanhas transmontanas e jeropiga minhota, honrando assim os temas do disco que se referem ao cancioneiro de S. Martinho e fazendo jus também ao cancioneiro do vinho, a temática de fundo de todo o disco. Recorde-se os anteriores trabalhos produzidos: “Cantemos o S. João” (2007, um conjunto de temas sobre o S. João), “Queremos dar-Te graças” (CD e DVD, 2009, uma interpretação folclórica de alguns cantos próprios e comuns da missa), “Santos reis, santos coroados” (2009, cânticos e cantigas do ciclo do Natal e Reis) e agora “Nas Voltas do Vinho” (2010, uma incursão pelo cancioneiro do vinho).

Deste conjunto de trabalhos sobressaem as características deste grupo que adoptou o estilo e o modelo de grupo folclórico, dedicando-se por isso à música de popular tradição oral, mas que assume claramente caminhos de retoma, reprodução, variação e criação musical, procurando manter a tradição polifónica popular minhota nas suas várias vertentes de realização: cantos de trabalho a capela, cantigas religiosas, canções populares, hinos e coreográficas. Presentemente o grupo é constituído por meia centena de pessoas, de variada ocupação profissional, ainda que muitos dos seus elementos sejam professores, quase todos residentes em Braga, ainda que não necessariamente minhotos; a idade média dos elementos do grupo está entre os 10 e os 50 anos. As ligações à educação e ao ensino são muito vincadas, mas as ligações à sociedade rural estão inscritas na matriz cultural da grande maioria.

Este grupo foi fundado no ano lectivo de 1978/1979, na Escola Francisco Sanches, onde mantém a sua sede, mas desde essa data já se reconfigurou, em termos legais e estatutários duas vezes, uma para se legalizar como grupo de professores e depois se assumir como centro de investigação e divulgação de cultura popular, outra para se abrir a toda a sociedade civil e alargar o âmbito dos seus objectivos culturais. O grupo mantém um blogue para divulgação dos seus trabalhos: www.acfsinosdase.blogspot.com. 

Do conjunto de gravações que a Associação Cultural e Festiva «Os Sinos da Sé» fez com Frank Möcklinghoff, no ano 2009, é agora editado e posto em circulação o último lote de cantigas cuja temática se relacionou com o vinho, quer por este ser «produto da videira e do trabalho do homem», quer por este ser elemento simbólico do atrevimento social e da inspiração artística.

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho