Habitantes da vila termal do Gerês irritados com fumo que afasta turistas e prejudica comércio

12-08-2010 08:11

Os habitantes da vila termal do Gerês estão irritados com os incêndios que lavram no Parque Nacional, cujo fumo intoxica as narinas e afasta turistas, prejudicando a hotelaria e o comércio.

Na localidade, encravada na serra do Gerês, no chamado «coração» do único Parque Nacional português, os moradores não escondem o seu descontentamento: “isto é mau para tudo, para a beleza do Gerês, e afeta as pessoas e o próprio comércio”, afirma Abílio Teixeira, proprietário de uma pensão e de um talho.

O habitante diz que andou de noite a combater o incêndio cujas labaredas ameaçavam atingir as casas da vila, para tentar que chegasse a uma propriedade onde tem animais: “ia ardendo tudo”.

Abílio Teixeira considera que os incêndios estão a prejudicar o turismo, já que as pessoas que dormiam na pensão que possui abandonaram a zona na manhã de hoje: “de noite só respiravam fumo, pelo que não aguentaram este mau estar e foram embora”, salientou.

O comerciante lamenta que as faúlhas que caem na vila venham agravar, ainda mais, a quebra que se vem sentindo na actividade turística e comercial: “de alguns anos para cá isto está cada vez pior”, acentuou.

No mesmo sentido se pronuncia Manuel Roque, de 78 anos, residente na vila: “isto é muito mau, e até nem sei como é que eles fazem agora, porque antigamente, e eu apaguei muitos incêndios, nunca ardia como arde agora”, sustenta.
 

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho