IRS reduzido em 5%

29-12-2010 16:49

A Câmara Municipal de Vieira do Minho aprovou a redução em cinco por cento do IRS dos munícipes para o ano de 2011.

O presidente da câmara de Vieira do Minho, Jorge Dantas, declarou hoje à agência Lusa que esta medida é o reflexo da preocupação do executivo camarário com as dificuldades económicas que o concelho enfrenta.

“As famílias a viver em Vieira do Minho debatem-se com dificuldades enormes e complicadas. Isto não vai certamente resolver todos os problemas, mas é uma ajuda”, declarou.

Segundo Jorge Dantas, com esta medida o município vai deixar de arrecadar cerca de 160 mil euros. “Mas não é dinheiro perdido. É dinheiro que cada família poderá investir e com esse investimento gerar mais dinheiro e mais recursos para a vida económica do município”, acredita o autarca.

Outro objectivo do executivo camarário é que esta redução sirva como medida de combate à desertificação do município. “Esta medida pretende aliciar os jovens a fixarem-se em Vieira do Minho, ou, pelo menos, a não trocarem Vieira do Minho por outros centros urbanos”, explicou Jorge Dantas.

A resolução de reduzir em cinco por cento o valor a pagar em sede de IRS não é inédita no município. “Foi uma promessa eleitoral. A mesma medida foi tomada em 2009 para o ano de 2010. E agora em 2010 para o ano de 2011. Limitei-me a cumprir o que prometi”, declarou Jorge Dantas.

A medida aprovada pelo executivo camarário, por maioria e com a abstenção dos partidos da oposição, teve o aval da Assembleia Municipal por unanimidade.

A legislação em vigor possibilita que cada município despenalize o rendimento do trabalho das famílias residentes em entre zero e cinco por cento.

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho