Jorge Dantas Exige a Manutenção do SAP de Vieira do Minho

02-10-2010 09:29

Em conferência de imprensa realizada, hoje, pelas 11h30, na Casa de Lamas, Jorge Dantas tornou pública a proposta aprovada por unanimidade em Reunião de Câmara, realizada horas antes, manifestando a posição da Câmara contra o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) de Vieira do Minho no período nocturno.

O autarca começou por lembrar que o dia 1 de Outubro, em Vieira do Minho, começa a Feira da Ladra, “um evento que é de festa para todos os Vieirenses e para a Câmara Municipal. Deveríamos estar a festejar. Mas o motivo porque estamos aqui e agora nada tem de festa”.

Jorge Dantas lembrou que há três anos quando se soube que o Ministério da Saúde pretendia encerrar os Serviços de Atendimento Permanente (SAP) de Vieira do Minho, em horário nocturno, não era presidente de câmara, mas com o Partido Socialista manifestou-se contra e participou nas diversas iniciativas cívicas que levaram a que os serviços de urgência continuassem a funcionar 24 horas por dia.

Agora sem que nada tenha mudado, ao ser retomada a mesma intenção, a sua posição, apesar de ser presidente de câmara, é a mesma, tendo agora tenho mais responsabilidade.

O Presidente da Câmara Considera que Vieira do Minho tem razões suficientemente fortes para que os serviços de urgência sejam mantidos abertos 24 horas por dia.

Em primeiro lugar destacou que no Concelho não existe nenhuma outra alternativa para atendimento imediato e de urgência.

Por outro lado lembrou que o Concelho não tem auto-estradas, vias-rápidas ou SCUTS para chegar com rapidez aos hospitais. Alguns pontos do Concelho estão a mais de 50 KM de Braga por estradas secundárias;

Para além da interioridade, o autarca eleito pelo Partido Socialista lembrou que o concelho tem uma população envelhecida que necessita mais dos Serviços de Urgência. “O SAP para além da sua função objectiva, tem uma dimensão psicológica de dar segurança e tranquilidade às pessoas”, realçou.

Caso de Vieira do Minho não tem comparação

Jorge Dantas entende que comparar a situação de Vieira do Minho com outros concelhos onde os Serviços encerraram é “no mínimo um acto de falta de rigor, insensato e discriminatório para o Concelho”.

Isto porque, na sua opinião, as razões invocados para encerrar serviços semelhantes são a proximidade com outros serviços de urgência abertos. Por exemplo, na Póvoa de Lanhoso existe o hospital da Misericórdia; Em Valença existem a dois KM os Serviços de Urgência e tem auto-estrada, sendo que em Vieira do Minho não existe nenhuma destas situações.

A Câmara reuniu hoje extraordinariamente e aprovou por unanimidade a proposta contra o encerramento do SAP. Dessa proposta resulta com clareza a oposição unânime da Câmara ao encerramento.

Na próxima semana a Câmara vai reunir com as Juntas de Freguesia, os deputados municipais, as Instituições culturais, desportivas, sociais e económicas do Concelho para tomar uma posição firme e dizer com clareza que o Concelho está disposto a lutar duramente para manter os Serviços de Urgência.
 

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho