Mesquita Machado entrega os prémios da sétima edição do Concurso Municipal de Fotografia com Máquinas Descartáveis.

09-01-2011 10:27

O Presidente da Câmara Municipal de Braga, Mesquita Machado, entrega a 13 de Janeiro (17h00), na Casa dos Crivos, os prémios da sétima edição do Concurso Municipal de Fotografia com Máquinas Descartáveis.
Tal como foi já anunciado, Andrea Catarina Vilela é a vencedora deste certame promovido pela Câmara Municipal de Braga no âmbito do seu programa de renovação urbana, nesta edição dedicado aos “espaços do centro histórico cuja regeneração vai acontecer no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional”.
Igualmente por unanimidade, o júri – composto pelo director do Museu da Imagem, Rui Prata; pela convidada-representante dos “Econtros da Imagem”, Ângela Mendes Ferreira; e pelo Chefe da Divisão Municipal de Renovação Urbana, Pedro Lopes – deliberou a atribuição de menções honrosas a Abel Hermenegildo de Araújo Mota Campos e a Luís Daniel Gomes Gonçalves Pereira.
Ao primeiro prémio corresponde uma distinção no valor de 500 euros, a atribuir em material fotográfico. A cada menção honrosa corresponde uma distinção no valor de 250 euros, a atribuir igualmente em espécie.
Na sua reunião deliberativa, o júri acordou ainda sobre os trabalhos a concurso que dão corpo a uma exposição que a Casa dos Crivos apresenta de 13 a 29 de Janeiro.
Este Concurso Municipal de Fotografia, iniciativa das divisões municipais de Renovação Urbana e de Cultura, distingue-se pela utilização exclusiva de máquinas descartáveis e pela captação das imagens num período de tempo previamente definido e igual para a cerca de meia centena de participantes.
Com inscrição gratuita, aos concorrentes é fornecida pela organização, mediante caução de dez euros, a respectiva máquina descartável.
A captura de imagens aconteceu das 15h00 de 25 de Setembro às 17h00 de 26 de Setembro, altura em que os portefólios foram entregues no Museu da Imagem, para revelação.
A iniciativa e o tema escolhido para esta sétima edição do Concurso Municipal de Fotografia visam despertar o interesse e a sensibilidade dos munícipes para a importância socio-cultural do Centro Histórico de Braga, com particular enfoque para o conjunto de espaços que ainda não foram objecto das mais recentes operações de regeneração urbana.
De acordo com a organização, com esta acção pretende-se também «gerar perspectivas e registar testemunhos sobre estes espaços», tendo em conta que, no âmbito da “Parceria para a Regeneração Urbana” suportada pelo QREN, eles vão sofrer evidentes alterações, a curto prazo.
Os espaços que se enquadravam no tema do concurso e que mereceram a atenção dos concorrentes são o Largo da Senhora-a-Branca, Avenida Central (lado norte), Rua dos Chãos, Rua de Santo André, Largo dos Penedos/Avenida Norton de Matos (trecho até à Rua Gabriel Pereira de Castro), Rua de São Vicente, Rua Júlio Lima, Rua do Burgo, Rua do Carmo, Rua de Santo António da Praça, Praça do Convento do Pópulo, Praça Conde de Agrolongo, Praça Municipal, Largo Carlos Amarante, Rua Gonçalo Sampaio, Rua de São Lázaro, Rua do Raio (entre a Avenida da Liberdade e o Palácio do Raio), Campo das Hortas e Rua Andrade Corvo.
Neste enquadramento, cada concorrente podia apontar a objectiva ao geral ou ao pormenor, ao espaço urbano ou ao edificado, mas também ao humano – explica a organização.
 

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho