Município de Vila Verde avança com estudo para a criação de um Museu do Linho em Marrancos

06-09-2010 14:29

A valorização de uma tradição agrícola/rural ancestral com fortes raízes na Freguesia de Marrancos, Vila Verde, está na base da criação do futuro Museu do Linho, um projecto que o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, lançou recentemente e que quer tornar uma realidade «em breve». A ideia foi lançada e discutida – em primeira instância – na Espadelada de Linho integrada na iniciativa ‘Na Rota das colheitas’, no passado fim-de-semana. A Associação Cultural e Recreativa de Marrancos e a Junta de Freguesia local acolheram de imediato e estão associados ao projecto.

«Criaremos um espaço de interpretação e, ao mesmo tempo, acrescentaremos uma importante mais-valia a uma freguesia que já tem alguma tradição no cultivo e preparação desta matéria específica, o Linho, aliás a matéria-prima nobre que dá suporte aos tradicionais Lenços de Namorados de Vila Verde», avança o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela.

Com este anúncio, entrou imediatamente em fase de estudo a criação daquele espaço museu, «uma espécie de repositório e centro de interpretação do Linho, do cultivo à preparação artesanal e mesmo à confecção dos ricos panos que daí resultam». O edil diz que a ideia assenta «mais uma vez, nas nossas raízes, nos saberes tradicionais. No caso concreto, o senhor Abílio Ferreira é um conhecedor profundo das tradições rurais/agrícolas do concelho. Em Marrancos, mantém viva uma tradição única, já em vias de extinção, que o Município de Vila Verde quer preservar e valorizar. Não podemos deixar cair este importante património da nossa cultura, das nossas tradições ancestrais, que em Marrancos se mantém com a genuidade dos primeiros tempos». 

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho