MUNICÍPIO E FUNDAÇÃO PARA A COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA COOPERAM NA REDE DE FIBRA ÓPTICA

21-09-2010 20:31

A Câmara Municipal de Braga e a Fundação para a Computação Científica Nacional, entidades «que se têm empenhado fortemente na generalização» e na criação de «condições de excelência» de acesso às tecnologias da informação e comunicação, vão subscrever nos próximos dias um protocolo de cooperação.
O acordo – a aprovar na reunião do Executivo de quinta-feira (23 de Setembro) – incide particularmente na utilização da rede de fibra óptica já instalada em Braga para ligar algumas das mais relevantes plataformas científicas bracarenses, como sejam a Universidade do Minho e o Laboratório Internacional de Nanotecnologia.
Se a Fundação para a Computação Científica Nacional tem fibra instalada entre as cidades de Lisboa, Coimbra, Aveiro, Porto e Braga, a Câmara Municipal de Braga possui um anel de fibra óptica que cobre parte relevante da cidade.
Assim, sem prejuízo de outras formas de colaboração, as partes acordam na ligação em fibra óptica do Campus de Gualtar da Universidade do Minho e do Laboratório Internacional de Nanotecnologia ao “backbone” da “Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade” (RCTS), estrutura sob gestão e operação da Fundação para a Computação Científica Nacional.
Acordam também no «alargamento do serviço de mobilidade e-U/Eduroam a áreas sob a tutela da Câmara Municipal», na «realização de demonstradores de índole cultural através da utilização de tecnologias avançadas, nomeadamente vídeo de alta definição, envolvendo salas de espectáculos ou espaços preparados para o efeito» e na «experimentação em novas tecnologias, nomeadamente envolvendo museus e hospitais de Braga».
Para a concretização deste protocolo, a Câmara Municipal de Braga compromete-se a ceder a utilização de três pares de fibra óptica da sua rede, desde a Estação Ferroviária de Braga até ao Campus Universitário de Gualtar, sendo que um desses pares utilizará um trajecto distinto dos outros dois e será disponibilizado apenas quando for instalado o respectivo cabo.
O Município cederá igualmente a utilização das suas condutas para a instalação, por parte da Fundação para a Computação Científica Nacional, de um cabo de fibra óptica entre o Campus Universitário de Gualtar e o Laboratório Internacional de Nanotecnologia.
Por seu turno, a Fundação alojará no seu bastidor, localizado na Estação Ferroviária de Braga, os repartidores ópticos (ODF) de terminação de fibra da Câmara Municipal, bem como equipamentos activos.

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho