Plano de Actividades e Conta de Exploração Previsional e os Orçamentos de Investimentos e Desinvestimentos para o ano de 2011 da Santa Casa da Mesiricordia de Vila Verde
16-11-2010 08:58O Plano de Actividades e Orçamento para 2011 foi aprovado por unanimidade, e foi acompanhado pelo Parecer favorável do Definitório, o qual refere que “ estes documentos – Plano e Orçamentos – evidenciam uma assinalável coerência entre as actividades propostas e a sua orçamentação, mostrando o exercício de uma gestão equilibrada das contas em tempo de crise económica e instabilidade financeira, sem perder a preocupação evidente de manter o equilíbrio orçamental da Instituição, e de uma forma sustentada, não deixar cair os principais objectivos consubstanciados nos projectos de melhoria da qualidade dos serviços ena implementação de novas infra-estruturas de relevante interesse social noutras zonas do concelho, cuja realização vai determinar o crescimento, a expansão e a descentralização infraestrutural da Santa Casa no âmbito daquilo que é uma das suas principais funções: apoio à formação das crianças e o exercício da solidariedade social junto dos idosos e carenciados da sua área de influência.”
SAÚDE
Ora, no que toca à valência Hospital destacámos, o início da 2ª fase das obras de remodelação/ampliação com: novo equipamento para exames complementares de diagnósticos, quartos individuais, bem como quartos para internamento em cuidados continuados integrados, cozinha única, refeitório social, entre outros. A par das obras, pugnaremos pela manutenção e actualização da Certificação pela Norma NP EN ISSO 9001:2008.
No que concerne aos Cuidados Continuados Integrados, e tendo em conta a recente entrada na Rede Nacional dos Cuidados Continuados Integrados com 21 camas de média duração, destacámos para 2011, a construção de uma nova estrutura com capacidade para 30 camas para Cuidados Continuados de Longa Duração, no âmbito do Programa Modelar.
De destacar ainda, na área da saúde, a entrada em funcionamento de uma Unidade Móvel de Diabetes (controlo), cujo objectivo é ajudar na prevenção e controlo de diabetes, através de um veículo devidamente equipado que circulará pelo concelho de Vila Verde, Terras de Bouro e Amares. Este projecto decorre da candidatura apresentada no âmbito do Concurso para atribuição de apoios financeiros pela Direcção Geral de Saúde, que mereceu já aprovação.
SOCIAL
Aqui, especial destaque para o facto de, no que concerne à valência Creche, Jardim-de-Infância, Lar de Idosos e Apoio ao Domicílio, aguardarmos ainda, com expectativa, o resultado das inúmeras diligências da n/ Instituição, junto do I.S.S. – Centro Distrital da Segurança Social de Braga, no sentido de alcançarmos o tão esperado e fundamental para a continuidade do apoio que estas respostas sociais prestam, alargamento dos Acordos de Cooperação, considerando que os mesmos se encontram completamente desfasados da realidade no que concerne à abrangência do número de utentes, mais ainda aquando da entrada em funcionamento da valência social de Prado. Na verdade, extra Acordos de Cooperação, acolhemos cerca de 147 crianças(Creche e Jardim-de-Infância), 18 utentes em Apoio ao Domicílio e 15 em Lar de Idosos.
Ainda assim, e apesar desta dificuldade, como vem sendo hábito da n/ Instituição, e em consonância com o referido no Parecer favorável do Definitório, em 2011 continuaremos a dar particular importância à área social, da infância e da terceira idade.
Neste âmbito, destacamos a plena entrada em funcionamento da infra-estrutura de apoio à população idosa e à 1ª infância na VILA de PRADO, no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), sendo que o Lar de Idosos terá a capacidade para 30 utentes; o Centro de Dia, tal como o serviço de Apoio Domiciliário, terá uma capacidade para 10 utentes; por fim, a Creche terá a uma capacidade máxima para 33 crianças.
No âmbito do P.O.P.H, Medida 6.12, e considerando que a n/ candidatura foi já aprovada, de destacar ainda para 2011 o início da construção de Lar de Idosos em Valbom S. Pedro, com capacidade para acolher 30 utentes. No âmbito do Q.R.E.N. (Quadro de Referência Estratégico Nacional – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), o projecto de execução de uma infra-estrutura em Vilarinho para 30 utentes em Lar de Idosos, 10 em Centro de Dia e 10 Apoio Domiciliário, bem como o projecto de Marrancos, com capacidade para 30 utentes em Lar de Idosos e 10 em Centro de Dia, serão alvo de nova candidatura por parte desta Instituição.
Quanto à valência Centro de Dia, destacamos a continuidade, em 2011, do inovador Serviço de Transporte prestado pela SCMVV, sendo esse um factor que permite o melhor acesso dos utentes a esta valência.
No que concerne ao Apoio Domiciliário e Centro de Recursos, prevemos um aumento da procura, por parte dos utentes quanto a estes serviços, atenta as sérias dificuldades económicas que se vêm manifestando na esfera da população concelhia.
No âmbito dos PROJECTOS, destacamos o Programa Solar Térmico – Plano Nacional de Acção para Eficiência Energética, sendo que depois de, com êxito, termos dotado o C.A.O., o Lar Residencial e o Hospital com sistema solar para produção de águas quentes sanitárias, reconduzimos Candidatura para os edifícios de Lar, Creche e Jardim, já que a mesma, por falta de verba, não foi contemplada anteriormente.
De destacar a criação de um Banco Solidário, em cooperação com a Câmara Municipal de Vila Verde e a Junta de Freguesia, para servir a população mais carenciada, privilegiando o voluntariado para o seu funcionamento – será um espaço onde serão colocados à disposição da população carenciada equipamentos, mobiliário, roupa, electrodomésticos, etc. Contámos, para tanto, com a participação da população Vilaverdense.
No que respeita às demais valências, informamos que continuaremos a apostar na qualidade dos serviços prestados, quer através da aposta formação dos profissionais que connosco colaboram, quer através da melhoria contínua no atendimento, nas infra-estruturas e nos equipamentos que disponibilizámos a todos os que procuram os n/ serviços.
Será este, em linhas gerais, o fio condutor da acção da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde para o ano de 2011. Para sustentar o Plano de Actividades resumido supra, estão orçamentadas receitas no valor de 18 milhões e despesas de igual montante.
Cremos que, à semelhança dos anos anteriores, será um Programa com êxito.
E será assim que, animada pelos valores humanistas, pelo espírito de solidariedade e pela vontade de contribuir de forma efectiva para o bem-estar e para a promoção da qualidade de vida da população, a Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde procurará prosseguir, com humildade, mas também com muita determinação, a extraordinária caminhada que iniciou em 1944 ao serviço da Solidariedade.
———
Voltar