Concelhia do CDS da Povoa de Lanhoso Preocupada com a abertura do mercado na União aos produtos têxteis e do vestuário, oriundos do Paquistão

18-09-2010 12:13

Por isso a Concelhia da Povoa de Lanhoso emitiu o seguinte Comunicado

Comunicado

 

Numa altura em que Portugal apresenta uma das maiores taxas de desemprego da União Europeia, as Instituições Europeias preparam-se para decidir a abertura do mercado na União aos produtos têxteis e do vestuário, oriundos do Paquistão.

Será permitida a abertura do mercado europeu a produtos com um preço muito abaixo daquele praticado pelas nossas empresas, oriundos de um país onde existe exploração infantil e os custos com a protecção dos trabalhadores, do ambiente, ou com a natureza das matérias-primas utilizadas não são suportados.

Adivinham-se já as gravíssimas consequências que esta decisão trará à indústria portuguesa do sector, já de si bastante afectada pela conjuntura de crise em que vivemos.

 A indústria têxtil e do vestuário representa, no nosso país, 11 % do total das exportações, 22 % do emprego da indústria transformadora, 8 % do volume de negócios da indústria transformadora e 7 % da produção da indústria transformadora.   Temos cerca de 7 mil empresas que laboram praticamente em todos os subsectores da indústria têxtil e do vestuário.

A concelhia do CDS/PP da Póvoa de Lanhoso alerta assim para uma decisão que, a ser tomada, afectará gravemente um sector que teima ainda em produzir no nosso Concelho, e que é o sustento de muitas famílias. Colocar em causa os têxteis no nosso país implicará situações de verdadeira catástrofe social, sem alternativas laborais para potenciais desempregados em massa.

Desta forma entendemos que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e as restantes forças partidárias do Concelho, deveriam tudo fazer para pressionar a Comissão Europeia e o Governo Português, para que se reclamem medidas de defesa da indústria têxtil portuguesa.

 

O Presidente da Concelhia

 José Eduardo Baptista Vieira

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho