Presidente defende descentralização do teatro no I Congresso Sobre o Estado do Teatro em Portugal

12-11-2010 18:14

O Presidente da Câmara, José Maria Costa, em representação da Associação Nacional de Municípios Portugueses, marcou presença na abertura oficial do I Congresso Sobre o Estado do Teatro em Portugal que, entre outros objectivos, irá abordar o panorama nacional do teatro e prestar uma homenagem póstuma a Mário Barradas. Na sua intervenção, o autarca defendeu a descentralização da actividade em Portugal.

“Podemos referir que a descentralização do Teatro em Portugal não se pode dissociar do papel central das Autarquias Locais, sob pena de se cometer uma enorme injustiça e não se reconhecer uma realidade por demais evidente”, sublinhou o autarca, para quem esta descentralização muito deve ao poder local, que tem “apostado na implementação de políticas culturais locais”.

Para José Maria Costa, o investimento na construção ou reabilitação de espaços culturais e na formação de novos públicos, em especial o escolar de forma a dotar as Autarquias de quadros com sensibilidade e formação na área tem sido exemplos de boas práticas, sendo certo que “hoje em dia, os Municípios estão envolvidos na gestão e programação artística, com uma oferta cultural diversificada, baseada no teatro e noutras formas de expressão artística, nomeadamente música, dança, artes plásticas e na promoção de diversos eventos que atraiam o público e revitalizem o património cultural dos Municípios”.

Do programa do I Congresso, que se prolonga até domingo, destacam-se os diversos painéis de especialistas, que irão debater temas como o teatro no ensino, a produção teatral, a gestão teatral e a formação teatral a nível superior, profissional e autodidacta.

Espectáculos e uma homenagem póstuma a Mário Barradas fazem parte do programa do evento, que decorre no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC.

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho