Projecto ‘Vias Atânticas-Via XIX’ recebeu ‘Premio Progreso de los Pueblos de Andalucía’/‘Espanha

06-12-2010 18:20

O projecto ibérico ‘Vias Atânticas-Via XIX’, no qual o Município de Vila Verde participa como associado, foi galardoado com um prémio em Espanha, o ‘Premio Progreso de los Pueblos de Andalucía’, na categoria ‘Cultura’. O júri valorizou especialmente a originalidade da iniciativa e a sua capacidade de pô-la em prática em toda a sua extensão.

 
De acordo com os parceiros espanhóis associados do projecto, os prémios ‘Progreso de los Pueblos de Andalucía’ é uma iniciativa organizada pela Federação Andaluza de Município e Províncias e a Fundação para o Desenvolvimento dos Povos da Andaluzia (FUDEPA), com a colaboração do Conselho do Governo e Justiça da Junta da Andaluzia. O objectivo dos prémios é reconhecer e difundir a originalidade e inovação dos projectos desenvolvidos por governos locais que contribuem para o desenvolvimento económico, social, cultural, a criação de emprego e bem-estar dos cidadãos e povos, cidade e províncias do território espanhol. 
 
Esta foi a 6ª edição de atribuição de prémios, com uma participação total de sessenta e três instituições locais de toda a Espanha, num total de 125 projectos, nas seguintes categorias/áreas: Cultura, Educação, Novas Tecnologias, Turismo, Emprego, Meio-Ambiente, Habitação e Urbanismo, Desportos, Igualdade, Juventude e Serviços Sociais.
O projecto ‘Vias Atlânticas’ foi apresentado a partir da Diputación de Pontevedra. O júri do Premio Progresso, formado por diferentes representantes de instituições e agentes sociais andaluzes premiaram a originalidade e a capacidade de alargar o projecto a toda a extensão da via Augusta (mais informações em https://www.fudepa.org/FudepaWEB/PremioProgreso/PremioProgreso.aspx).
 
Projecto Vias Atlânticas - Via XIX
 
O  Projecto Vias Atlânticas - Via XIX resulta está enquadrado no INTERREG III/A (Espanha-Portugal), que se desenvolve desde 2006 e tem contemplado a limpeza, sinalização e valorização do Itinerário de Antonino, que estabelecia a comunicação entre as cidades fundadas pelo Imperador Augusto de Galaecia e Bracara Augusta (actual cidade de Braga) e Lucus Augusti (actual cidade de Lugo). 
São parceiros portugueses os Municípios de Vila Verde, Braga, Ponte de Lima, Paredes de Coura, Valença e Universidade do Minho, a que se juntam os parceiros espanhóis das Disputacións Provinciales de Pontevedra, a Includes, o Ayuntamento de Lugo, a Universidade de Santiago de Compostela, o Consejo Superior de Investigaciones Cientificas e a Yunanet. 
Mais informação disponível em www.viasatlanticas.org.


 

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho