Projecto “Agarra-te à vida” retoma sessões educativas para jovens

13-01-2011 10:27

Retomam na próxima sexta-feira, dia 14 de Janeiro, as sessões educativas no âmbito do projecto “Agarra-te à Vida”, promovido pelo Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Barcelos. Estas sessões são desenvolvidas pela Casa da Juventude e decorrem nas escolas secundárias e do 2.º e 3.º ciclo do concelho e na própria Casa da Juventude.

Até final do mês de Janeiro estão previstas sete sessões, a primeira das quais sobre violência em meio escolar. Seguem-se três sessões sobre educação sexual e outras três sobre prevenção das toxicodependências, conforme programa anexo.
Entretanto, já foi feito o balanço de 2010 do projecto “Agarra-te à vida”. No ano passado realizaram-se 82 sessões educativas, sendo 53 sobre educação sexual, 28 sobre prevenção das toxicodependências e uma sobre alimentação. Estas sessões envolveram 2755 participantes, a maior parte dos quais com idades entre 11 e os 18 anos.
Os participantes nestas sessões mostraram satisfação pelas iniciativas, sobretudo a importância dos conteúdos, a utilidade das metodologias e materiais utilizados, a forma como a sessão foi desenvolvida pelos técnicos, a linguagem utilizada, a duração da sessão, a contribuição da sessão para o seu enriquecimento pessoal e o esclarecimento relativo ao tema.
Uma boa percentagem dos participantes interessou-se por todos os temas abordados nas sessões. Nas sessões sobre educação sexual a preferência foi para o tema dos Métodos Contraceptivos. Outros temas no âmbito da sexualidade/afectividade, bem como as vertentes dinâmicas (sobretudo as dinâmicas de vídeo) despertaram também um forte interesse. De salientar que os jovens a partir dos 15 anos revelaram um interesse maior sobre as questões sexuais e sobre a prevenção dos riscos associados, enquanto os jovens mais novos revelaram um especial interesse pelas questões fisiológicas (por exemplo, o ciclo menstrual).
Nas sessões sobre prevenção das toxicodependências os participantes revelaram um particular interesse sobre as drogas ilícitas. O tabagismo também alcançou uma boa percentagem mas em boa parte devido ao facto das sessões serem específicas sobre este tema. Foi interessante verificar que, no tabagismo, o que mais lhes despertou interesse foi saber qual a composição do tabaco. O alcoolismo também foi um tema que despertou interesse.
Ainda de acordo com os participantes, os temas que estes gostariam de ver abordados são aqueles que já estão a ser desenvolvidos pelo projecto “Agarra-te à Vida”, mas outros temas merecem a sua atenção: bullying, nutrição, projectos ligados à música e aos projectos ligados ao desporto.

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho