Respostas à crise. Câmara de Famalicão reforça verbas de apoio social às famílias carenciadas

27-12-2010 10:56

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão interrompeu este ano a tradicional oferta de prendas de Natal às crianças das escolas do pré-escolar e primeiro ciclo, em consequência das  restrições orçamentais resultantes da actual crise económica, mas, em contrapartida, aumentou a despesa com cabazes de Natal para famílias carenciadas e decidiu reforçar em 2011 as verbas para instituições de combate à pobreza extrema. Em 2010, a autarquia distribuiu 2.400 cabazes de Natal, enquanto que este ano foram distribuídos 2.800 cabazes, facto que confirma um aumento dos casos de pobreza detectados pelo trabalhos das instituições que integram a Rede Social no concelho.
A oferta de prendas às crianças das escolas do concelho custava à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão 10 mil euros por ano, enquanto o custo com os cabazes de Natal subiu de 20 mil para 25 mil euros em 2010 e o apoio a instituições de combate à pobreza também vai crescer. Assim, em 2011, as instituições que actuam no terreno para socorrer situações de pobreza extrema, vão receber um total aproximado de 115 mil euros.
A Associação Dar as Mãos e a Associação Tudo pela Vida - organizações da sociedade civil que trabalham no apoio aos mais desprotegidos - vão receber cada qual um subsídio de 50 mil euros (mais 2 mil euros do que em 2010),  enquanto as conferências Vicentinas vão receber um total aproximado de 15 mil euros, para acudir a situações pontuais nas freguesias, em articulação com a Rede Social de Vila Nova de Famalicão.
Estes não são os únicos apoios sociais em vigor no município, uma vez que há outros apoios nomeadamente ao nível da habitação social, das bolsas de estudo do ensino superior, assim como descontos nas tarifas de ambiente (água, saneamento básico e resíduos sólidos) para famílias numerosas ou para famílias carenciadas

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho