Revitalizar Feira de Rio Mau e ‘Sabores da Terra’ com animação

14-10-2010 18:05

 Após a realização da magnífica Festa das Colheitas de Vila Verde, ‘Na Rota das Colheitas’ prossegue este fim-de-semana com a realização de dois eventos que visam dinamizar e promover a venda dos produtos locais e desta época. Na Freguesia de Rio Mau, a Junta de Freguesia local procura revitalizar a ‘moribunda’ feira de domingo, enquanto em Escariz S. Mamede o evento ‘Sabores da Terra’ é criado para escoar os frutos das colheitas e proporcionar alegria ao povo!

Revitalizar a Feira, em Rio Mau

“A Feira está morta” - é assim que justifica José Barbosa Oliveira, presidente da Junta de Freguesia de Rio Mau, a iniciativa de inserir a Feira de Domingo na programação ‘Na Rota das Colheitas’.

Esta feira quinzenal realiza-se às sextas-feiras “mas só um ou outro feirante é que monta a tenda”, conta o autarca. Nos tempos áureos, a Feira de Rio Mau realizava-se ao domingo, junto à capela de Sto Amaro. “O padre celebrava lá a missa. Mas isso já não é do meu tempo”, acrescenta. A alteração do dia de realização, de domingo para sexta, acabou por ‘matar’ a feira que foi caind0 em decadência. “Agora queremos ver se ela volta a ter a vida que teve em outros tempos”, explica José Barbosa Oliveira. O intuito é que esta feira possa realizar-se quinzenalmente aos domingos, integrando a Rota das Feiras que o Município de Vila Verde pretende dinamizar.

À venda estarão produtos e artigos habitualmente encontrados numa feira tradicional, com destaque para os produtores e criadores locais.

‘Sabores da Terra’, em Escariz S. Mamede

O evento ‘Saberes e Sabores da Terra’ foi criado de raiz para integrar ‘Na Rota das Colheitas’ e é organizado pela Junta de Freguesia e o Grupo Folclórico As Lavradeiras de Escariz S. Mamede. Previsto realizar-se apenas no domingo, a animação, porém, começa na noite de sábado, às 21:00, com um magusto tradicional e cantares ao desafio, “com Loureiro e Aguiar”, conta o presidente da Junta de Freguesia local, Adelino Machado. “No domingo teremos a feira, a tasquinha e um Encontro de Concertinas, para o qual convidamos todos os tocadores a participar”, ressalta o autarca.

A particularidade deste evento é que todos os produtos que estarão disponíveis para venda e na tasquinha são produzidos e confeccionados pelas gentes da Terra. “No passado domingo fizemos um levantamento na freguesia sobre os produtos que estarão à venda: milho, legumes, batatas, nozes, marmelada, doces, jeropiga, frango, coelho, feijão, e muito mais… na tasquinha não faltarão os petiscos confeccionados pelas gentes da terra: pataniscas, caldo verde, bolo caseiro, chouriço, broa, ovos, febras, rabanadas…”.

Apesar de integrar ‘na Rota das Colheitas’, o intuito desta iniciativa é também o de “angariar verbas, através dos produtos que voluntariamente as pessoas da freguesia vão colocar à venda, quer na feira, quer na tasquinha, para realizar obras de requalificação urbanística do centro cívico de Escariz S. Mamede, em torno da Igreja”, salientou Adelino Machado.

Sobre ‘Na Rota das Colheitas’

‘Na Rota das Colheitas’ é uma iniciativa conjunta do Município e das Juntas de Freguesia dinamizada pela PROVIVER, numa parceria com as associações culturais, sociais e outras entidades. O objectivo é promover a autenticidade da vida rural, a genuinidade das tradições e a riqueza da cultura popular do Concelho de Vila Verde.

Nesta primeira edição, que decorre entre os meses de Agosto e Novembro, período tradicionalmente dedicado às colheitas, ‘Na Rota das Colheitas’ integra um leque diversificado de eventos de cariz cultural: actividades agrícolas, quadros da vida rural, mostras de artesanato, gastronomia, pastelaria e doçaria típica.

Ao todo são 20 as Juntas de Freguesia associadas a esta programação, através do envolvimento das casas de lavoura, produtores agrícolas, artesãos, associações culturais e sociais, centros paroquiais, restaurantes, casas de turismo rural, instituições e comércio local. Esta é mais uma aposta estratégica do Município inserida no Programa de Desenvolvimento do Turismo, com o intuito de promover e alargar a oferta turística do concelho.

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho