Rigor marca Plano Plurianual e Orçamento para 2011

23-12-2010 16:05

O Executivo Municipal aprovou hoje, dia 22 de Dezembro, em reunião ordinária, o Plano Plurianual de Investimentos e Orçamento 2011.Trata-se do primeiro orçamento participativo do Município. Foram realizadas dezenas de reuniões. Ouviu-se todos aqueles que quiseram dar a sua opinião. Tudo foi tido em conta na hora da sua elaboração.

Segundo Jorge Dantas, “trata-se de um orçamento de compromisso na medida em que resulta da participação de muita gente. Mas é também um orçamento de rigor. Rigor que permitirá continuar a reduzir o passivo da Câmara Municipal. Rigor que signifique poupança.”

O Presidente do Município defende que “é necessário ter a coragem de reduzir alguns custos e cumprir o dever de eliminar todos os desperdícios de funcionamento. Rigor que é um dever de quem tem a responsabilidade de gerir. Gerir com eficiência, no sentido de atingir os resultados pretendidos com os menores custos possíveis.”

Apesar do clima de austeridade, o documento continua as dinâmicas criadas para que a Câmara Municipal esteja de facto ao serviço de todos. Reforça-se o entendimento que a política só tem verdadeira dimensão se for entendida como um serviço de luta pelo bem-estar comum.

O Executivo vai continuar a colocar os interesses do Concelho e dos Vieirenses acima de tudo. Foi assim que procedeu com o problema do encerramento do SAP. É assim que vai continuar. Continuar a cumprir os compromissos que assumimos na campanha eleitoral, pois cumprir aquilo que se promete é uma responsabilidade moral.

É marca fundamental dar prioridade às necessidades dos Vieirenses, sobretudo daqueles que mais precisam. As pessoas são mais importantes que as obras. E estas só têm sentido se forem feitas para servir as pessoas.

Não é possível pensar em desenvolvimento e na criação de emprego sem pessoas qualificadas. A educação e a qualificação são prioridades essenciais. Por isso mesmo, o próximo ano verá a construção dos centros educativos da Vila e de Rossas como uma realidade.

Face à situação de crise é necessário actuar de forma pró-activa em busca das oportunidades que todas as crises contêm. Gerir de forma rigorosa e eliminar todo o tipo de desperdícios é algo de fundamental. O Concelho tem grandes e óbvias potencialidades turísticas. Por isso, vai ser criado um plano para desenvolver estas potencialidades.

 

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho