Vila Verde contratou 8 milhões para novos equipamentos públicos - “ON.2-O Novo Norte”

18-11-2010 18:32

O Município de Vila Verde, diversas Juntas de Freguesia e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) – através da autoridade de gestão do “ON.2-O Novo Norte” – contrataram, esta tarde, um conjunto de investimentos para construção e requalificação de equipamentos públicos nas áreas do desporto, educação e inovação/conhecimento. O valor contratado ultrapassa os 8 milhões de euros, investimento que será realizado no quadro de um conjunto de candidaturas apresentadas pelo Município de Vila Verde e aprovadas pelo QREN, com comparticipação através do FEDER.

«A assinatura destes doze (12) protocolos, com recurso a fundos comunitários, representam um forte investimento no concelho de Vila Verde e, acima de tudo, a criação de um conjunto de infra-estruturas essenciais para que o concelho possa crescer e ter a dimensão que nós ansiamos», destacou o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, no decurso da cerimónia.

 A Cerimónia Oficial de assinatura de contratos relativos à construção e requalificação de equipamentos desportivos nas Freguesias de Atães, Carreiras S. Miguel, Cervães, Esqueiros, Moure, Parada de Gatim, Pico S. Cristóvão, Soutelo e Valbom (S. Pedro), bem como da construção dos novos Centros Escolares/Educativos de Moure e Vila de Prado e da Casa do Conhecimento, decorreu esta tarde, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na presença do Vogal do autoridade de gestão do “ON.2-O Novo Norte”, Engº Carlos Duarte, sob presidência do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela.

Qualidade, desenvolvimento integrado e coesão do território 

Este último assinalou «o empenho das juntas de freguesia, que souberam aproveitar esta oportunidade. Havia outra que também gostariam de ter aproveitado, mas era preciso que - na altura em que as candidaturas foram apresentadas - tivessem condições para o fazer, nomeadamente, fossem detentoras dos terrenos e tivessem proximidade aos centros escolares». 

À margem, notou que «estes são equipamentos capazes de trazer uma mais-valia, de dar mais qualidade de vida à população e permitir que os jovens das nossas terras tenham as mesmas oportunidades dos jovens de qualquer outra parte do País». Na sua óptica, «é uma grande oportunidade, porque estamos a atravessar um momento de crise, em que é preciso investir e aproveitar os fundos comunitários. Não podíamos desperdiçar esta oportunidade, obras financiadas a oitenta por cento». E fez questão de referir que «estamos em presença de equipamentos não só na área do desporto, mas também na educação e no desenvolvimento». 

O autarca vilaverdense foi mais longe, ao afirmar que «o Concelho está a criar redes estruturantes de equipamentos, avançando com dois pavilhões em extremos do concelho, que vão servir populações de zonas diferentes. Isto permite uma certa coesão em termos territoriais. Podemos assegurar que o concelho fica bem equipado com infra-estruturas de qualidade para a prática do desporto».
 
No mesmo enquadramento, o Vogal Executivo do ON 2, Engº Carlos Duarte, vincou que «o financiamento é um meio para se poder concretizar uma determinada visão e estratégia. Estamos num País em que se faz muitos planos que não são concretizados, isso é inócuo, que se arrisca a investir sem qualquer planeamento, o que é errado». Por isso, referiu que, «hoje, estamos numa cerimónia que mostra que há uma estratégia e um planeamento prévio por parte do Município. Vila Verde quer afirmar-se como um pólo competitivo na sua região. Tem um Executivo que não se quer resignar a fazer aquilo que é obrigado, mas ambiciona fazer aquilo que é necessário».  
Acabaria mesmo por referir que «Vila Verde teve que concorrer com vários Concelhos e a aprovação destes financiamentos mostra a qualidade técnica dos quadros do município, bem como a consistência e rigor dos projectos».
 
Equipamentos/Investimentos contratados 
 
Em concreto, foram contratados os processos para execução dos seguintes equipamentos desportivos: Construção do Pavilhão Gimnodesportivo do Vade, a Requalificação do Polidesportivo de Carreiras S. Miguel, a Construção do Pavilhão Gimnodesportivo de Cervães, a Construção do Polidesportivo de Esqueiros,  a Construção do Polidesportivo de Parada de Gatim, a Requalificação do Polidesportivo de Pico S. Cristóvão, a Requalificação do Polidesportivo de Soutelo e a Requalificação do Polidesportivo de Valbom S. Pedro. Junta-se a contratação dos apoios para a construção do Centro Escolar de Moure e o Centro Educativo da Vila de Prado, assim como a para a construção da Casa do Conhecimento. 
Em termos financeiros, o Município contratou com a autoridade de gestão do “ON.2-O Novo Norte” um volume total de investimentos superior a 8 milhões de euros, sendo que cerca de 1,7 milhões dizem respeito à construção e requalificação de equipamentos desportivos, aproximadamente 3 milhões para os novos espaços escolares e 2,5 milhões para a Casa do Conhecimento.


 

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho