Vinte painéis evocam Centenário da República até Dezembro

06-10-2010 15:37

Vinte painéis com informações e fotografias alusivas à Implantação da República dão corpo à exposição ‘5 de Outubro 1910’ que pode ser visitada na Sala de Exposições da Casa da Cultura de Cabeceiras de Basto até ao dia 3 de Dezembro.


Trata-se de mais uma iniciativa do Município Cabeceirense integrada no âmbito das Comemorações do Centenário da República, que têm amanhã, dia 5 de Outubro, o seu ponto alto com a sessão evocativa junto aos Paços do Concelho.

A cerimónia, marcada para as 10.30 horas, integra o hastear da Bandeira Nacional com interpretação do Hino pela Banda Cabeceirense.

O programa fica completo com a actuação da Banda Juvenil Cabeceirense, às 15 horas, no Auditório Municipal da Praça da República, seguindo-se, uma hora mais tarde, a apresentação do livro ‘Cabeceiras de Basto: do fim da Monarquia ao 28 de Maio de 1926’ pelo autor Norberto Tiago Ferraz, no âmbito do estágio profissional realizado na Câmara e na Empresa Municipal Emunibasto.

A apresentação do livro decorre amanhã, às 16 horas, também no Auditório Municipal Ilídio dos Santos.

De referir, ainda, que a população está convidada a visitar a exposição ‘5 de Outubro 1910’ na Casa da Cultura, uma mostra cedida pela Fundação Mário Soares.

Completa a exposição um Busto da República Portuguesa criado por Simões de Almeida que se inspirou na imagem da Revolução Francesa de Lacroix. O gorro vermelho associado à liberdade e o louro associado à vitória e à abundância são elementos que encerram os valores associados à República.

Durante a inauguração da exposição, que decorreu no passado sábado, o Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, falou da “inspiração que a República nos pode dar para os dias de hoje” e deu os parabéns ao pelouro da Cultura pela organização da mostra intitulada ‘5 de Outubro 1910’.

Trata-se de uma “exposição muito agradável, muito clara e objectiva” cujo melhor fruto será o “envolvimento da população”.

Na ocasião, o autarca Joaquim Barreto lançou dois desafios: digitalizar a exposição para que possa chegar a toda a população e promover uma acção de formação dirigida a técnicos e membros do município de Cabeceiras de Basto, uma iniciativa que deverá também ser aberta ao público, em geral.
 

Voltar

Procurar no site

© 2010 TV MINHO Todos os direitos reservados.

TV MINHO A Sua Tv Regional do Minho