Grande Noite do Fado de Braga
17-11-2010 00:35Braga teve muita tradição fadista nos anos 50 e tem sido através da Grande Noite do Fado de Braga que os bracarenses têm tido o privilégio de ouvir o fado de grandes intérpretes nacionais, nas vozes dos concorrentes ao longo das edições iniciadas à mais de 10 anos.
Esta foi uma aposta da ACOFA - Associação Cultural, num novo espectáculo musical visando o aparecimento de novos valores do fado, o que ao longo destes anos tem sido uma realidade para muitos daqueles que têm sido premiados, sendo actualmente considerados novos valores do fado.
Os concorrentes são fadistas amadores que à data da realização do concurso, não possuam título profissional nem vivam da actividade artística.
A dinâmica deste certame onde todos os associados participam activamente em interacção com todos os intervenientes (fadistas, músicos, técnicos de som e luzes, júris, apresentadores, entre outros) desenvolve-se em três fases, a abertura do concurso, a selecção dos concorrentes através de 3 dias de audições e a final, na qual o júri escolhe o 1º e 2º classificados, nas categorias feminino e masculino e o prémio juventude.
O Museu do Fado, reconhecendo o mérito da Grande Noite do Fado de Braga, decidiu conceder o ALTO PATROCÍNIO à edição de 2010.
Também o Ministério da Cultura tem desde 2008 reconhecido o interesse cultural da Grande Noite do Fado de Braga, concedendo o Estatuto de Mecenato Cultural aos patrocinadores que anualmente apoiam este evento.
A Grande Noite do Fado de Braga é realmente um evento marcante na cultura da cidade Braga, pela qualidade dos seus participantes, da organização e das homenagens que tem vindo a prestar àqueles que ao longo dos anos solidificaram esta forma de cantar como o Fernando Farinha, homenageado nesta edição."
———
Voltar